Líder neonazista se declara homossexual, revela ser judeu e abandona movimento no Reino Unido

(dv) AP / Markus Schreiber

Um proeminente líder neonazista da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento após se declarar gay e revelar sua herança judaica. Ele fez as revelações sobre seu passado violento enquanto renunciava ao extremismo da extrema direita.

Kevin Wilshaw, de 58 anos, passou toda a vida adulta promovendo o supremacismo branco e era uma figura de alto perfil na Frente Nacional na década de 1980. Ele ainda estava discursando em eventos extremistas tão recentemente como este ano e foi preso por espalhar ódio na internet em março.

Em declarações ao Channel 4 News, ele admitiu atos de violência e racismo, incluindo esmagar uma cadeira sobre a cabeça de alguém em Leeds e vandalizar uma mesquita em Aylesbury. Ele disse que se juntou ao movimento “porque ele não tinha muitos amigos na escola”, e estava procurando “camaradagem” e ser “um membro de um grupo de pessoas com um objetivo” em comum.

“Mesmo que você acabe em um grupo de pessoas que, por meio de suas próprias visões extremas, são excluídas da sociedade, você tem uma sensação de camaradagem na qual você é membro de um grupo que está sendo atacado por outras pessoas”, acrescentou.

Wilshaw se juntou ao Partido Nacionalista Britânico (BNP) aos 18 anos, depois de um período com a NF, e também se envolveu com grupos marginais violentos, como a Força de Voluntários Raciais. De acordo com a Hope Not Hate (Esperança, Não ao Ódio), uma instituição de caridade que “faz campanha para combater o racismo e o fascismo”, Wilshaw pertencia à extrema direita desde 1974.

 

Wilshaw disse que ele finalmente percebeu que o racismo era “lixo” e desistiu da extrema direita depois de ser alvo de abusos dentro do movimento por conta da sua sexualidade.

“É uma coisa terrivelmente egoísta de se dizer, mas é verdade: vi pessoas abusadas, ofendidas, cuspidas na rua – não é nada até quando esteja sendo dirigido a você e, de repente, você percebe que o que está fazendo é errado”, disse ele.

O agora ex-neonazista se sente “terrivelmente culpado” por seu passado e agora quer lutar contra o racismo, embora ele tenha dito ter medo de represálias da extrema direita pela sua “traição”.

Novos números divulgados na terça-feira (17) revelaram um enorme aumento nos crimes islamofóbicos relatados em Londres no ano passado. Um total de 17.042 crimes raciais ou religiosos foram relatados para policiais nos 12 meses anteriores até abril de 2017, em comparação com 16.762 no ano financeiro anterior.

O aumento mais acentuado foi registrado entre os crimes anti-islâmicos, com as ofensas subindo em um quarto. Os crimes homofóbicos aumentaram 6% e as infrações antissemitas aumentaram 4,5%.

O governo também foi instado a abrir um inquérito sobre o extremismo de extrema direita nas Forças Armadas, depois que quatro soldados foram presos por serem supostos membros de um grupo neonazista proibido chamado Ação Nacional.

Ciberia // Sputnik News

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …