Merkel: fim do livre movimento de pessoas no Reino Unido terá um preço

Moritz Hager / World Economic Forum

Angela Merkel, chanceler alemã

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu nesta quarta-feira (17) que se o governo britânico acaba com a liberdade de movimento de pessoas entre a União Europeia (UE) e Reino Unido com o Brexit, sua decisão “terá um preço”.

Merkel fez as declarações em um encontro em Berlim com sindicatos dos países do G20, no qual assegurou que se Londres impuser uma quota anual de comunitários que podem emigrar ao Reino Unido, a UE terá que decidir qual bloqueio estabelecerá “para compensar”.

“Se o Governo britânico disser que a liberdade de movimento das pessoas já não é válida, então isso terá seu preço“, afirmou a chefe do Governo alemão.

Querer manter a livre circulação de bens, serviços e capitais, mas não de trabalhadores, “não funcionará”, acrescentou a chanceler, que reiterou que as denominadas quatro liberdades fundamentais são inseparáveis.

Merkel apontou, além disso, que a formação das relações futuras entre UE e Reino Unido é algo que “está em mãos” do Governo britânico.

Neste momento, o marco regulador de ambas as partes é igual mas, após a saída do Reino Unido do bloco, Londres poderá certamente mudar “livremente” suas normas, explicou a chefe do Governo alemão.

“Então veremos como reagiremos”, indicou Merkel, que considerou que a UE deverá dar uma resposta às mudanças que ocorram no campo da concorrência e citou, a modo de exemplo, possíveis reduções nos padrões meio ambientais.

A chanceler destacou a “grande complexidade” do processo de saída e das consequências que terá em diversos âmbitos, como o controle em alfândegas de todos os fornecedores continentais à indústria automobilística do Reino Unido.

“Vai ser muito complicado porque tudo terá que ser regulado”, indicou Merkel.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …