Merkel: fim do livre movimento de pessoas no Reino Unido terá um preço

Moritz Hager / World Economic Forum

Angela Merkel, chanceler alemã

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu nesta quarta-feira (17) que se o governo britânico acaba com a liberdade de movimento de pessoas entre a União Europeia (UE) e Reino Unido com o Brexit, sua decisão “terá um preço”.

Merkel fez as declarações em um encontro em Berlim com sindicatos dos países do G20, no qual assegurou que se Londres impuser uma quota anual de comunitários que podem emigrar ao Reino Unido, a UE terá que decidir qual bloqueio estabelecerá “para compensar”.

“Se o Governo britânico disser que a liberdade de movimento das pessoas já não é válida, então isso terá seu preço“, afirmou a chefe do Governo alemão.

Querer manter a livre circulação de bens, serviços e capitais, mas não de trabalhadores, “não funcionará”, acrescentou a chanceler, que reiterou que as denominadas quatro liberdades fundamentais são inseparáveis.

Merkel apontou, além disso, que a formação das relações futuras entre UE e Reino Unido é algo que “está em mãos” do Governo britânico.

Neste momento, o marco regulador de ambas as partes é igual mas, após a saída do Reino Unido do bloco, Londres poderá certamente mudar “livremente” suas normas, explicou a chefe do Governo alemão.

“Então veremos como reagiremos”, indicou Merkel, que considerou que a UE deverá dar uma resposta às mudanças que ocorram no campo da concorrência e citou, a modo de exemplo, possíveis reduções nos padrões meio ambientais.

A chanceler destacou a “grande complexidade” do processo de saída e das consequências que terá em diversos âmbitos, como o controle em alfândegas de todos os fornecedores continentais à indústria automobilística do Reino Unido.

“Vai ser muito complicado porque tudo terá que ser regulado”, indicou Merkel.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …