Lula e Dilma Rousseff denunciados por organização criminosa

Antonio Cruz / Agência Brasil

Dilma Rousseff e Lula da Silva

Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff vão ser processados por organização criminosa em um caso de corrupção, informaram nesta sexta-feira (23) fontes oficiais.

O juiz Vallisney Oliveira, de Brasília, aceitou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, em um processo que afeta os antigos chefes de Estado e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT). Em foco estão escândalos de corrupção descobertos no seio da petrolífera estatal Petrobras.

Lula, Dilma e mais seis pessoas foram acusados por organização criminosa no caso que envolve a suspeita de desvio de dinheiro de empresas públicas e conhecido como o quadrilhão do PT.

A Procuradoria, na época liderada por Rodrigo Janot, apresentou uma denúncia em setembro do ano passado, acusando-as de terem integrado o chamado “núcleo político” do PT que teria atuado no esquema de corrupção da Petrobras.

A denúncia também contempla a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros dos governos do Partido dos Trabalhadores Antonio Palocci (Ministério da Casa Civil e Economia) e Guido Mantega (pasta da Economia). Paulo Bernardo (Gabinete de Comunicações e Planeamento) e Edinho Silva (da Secretaria de Comunicação), assim como o ex-tesoureiro João Vaccari Neto, são os outros visados.

O quadrilhão do PT surgiu do principal inquérito da Operação Lava Jato, no qual se investiga uma organização criminosa de vários partidos para desviar dinheiro da principal empresa estatal do Brasil, a Petrobras, e outras empresas públicas. Em 2016, o juiz do Supremo Federal brasileiro, Teori Zavascki, decidiu dividir o processo por partidos.

Nesse caso, o PT é suspeito de receber R$ 1,4 bilhão em propina, montante que teria sido desviado dos cofres públicos.

Janot disse, citado pelo Público, que os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por pessoa interposta, a organização criminosa”. A pena de prisão para esse tipo de crime vai de três a oito anos.

Lula, que se está preso desde abril, foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em um processo referente ao apartamento de luxo que teria recebido como propina pela construtora OAS, em troca de favorecimento em contratos da empresa com a Petrobras.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa justiça parece piada, 01 Bilhão roubado da Petrobras, e, os bandidos só podem pegar de 3 a oito anos de cadeia, resumindo aqui no Brasil o crime compensa. Esse é um incentivo, até eu queria ficar 3 anos preso e desfrutar o resto da vida, sem mais comentários.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …