Lula e Dilma Rousseff denunciados por organização criminosa

Antonio Cruz / Agência Brasil

Dilma Rousseff e Lula da Silva

Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff vão ser processados por organização criminosa em um caso de corrupção, informaram nesta sexta-feira (23) fontes oficiais.

O juiz Vallisney Oliveira, de Brasília, aceitou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, em um processo que afeta os antigos chefes de Estado e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT). Em foco estão escândalos de corrupção descobertos no seio da petrolífera estatal Petrobras.

Lula, Dilma e mais seis pessoas foram acusados por organização criminosa no caso que envolve a suspeita de desvio de dinheiro de empresas públicas e conhecido como o quadrilhão do PT.

A Procuradoria, na época liderada por Rodrigo Janot, apresentou uma denúncia em setembro do ano passado, acusando-as de terem integrado o chamado “núcleo político” do PT que teria atuado no esquema de corrupção da Petrobras.

A denúncia também contempla a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros dos governos do Partido dos Trabalhadores Antonio Palocci (Ministério da Casa Civil e Economia) e Guido Mantega (pasta da Economia). Paulo Bernardo (Gabinete de Comunicações e Planeamento) e Edinho Silva (da Secretaria de Comunicação), assim como o ex-tesoureiro João Vaccari Neto, são os outros visados.

O quadrilhão do PT surgiu do principal inquérito da Operação Lava Jato, no qual se investiga uma organização criminosa de vários partidos para desviar dinheiro da principal empresa estatal do Brasil, a Petrobras, e outras empresas públicas. Em 2016, o juiz do Supremo Federal brasileiro, Teori Zavascki, decidiu dividir o processo por partidos.

Nesse caso, o PT é suspeito de receber R$ 1,4 bilhão em propina, montante que teria sido desviado dos cofres públicos.

Janot disse, citado pelo Público, que os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por pessoa interposta, a organização criminosa”. A pena de prisão para esse tipo de crime vai de três a oito anos.

Lula, que se está preso desde abril, foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em um processo referente ao apartamento de luxo que teria recebido como propina pela construtora OAS, em troca de favorecimento em contratos da empresa com a Petrobras.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa justiça parece piada, 01 Bilhão roubado da Petrobras, e, os bandidos só podem pegar de 3 a oito anos de cadeia, resumindo aqui no Brasil o crime compensa. Esse é um incentivo, até eu queria ficar 3 anos preso e desfrutar o resto da vida, sem mais comentários.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …