A função ideal de uma escola vai muito além de simplesmente fazer o aluno decorar noções técnicas em temas gerais ou instruir o aluno a ser aprovado no vestibular – ela deve preparar o aluno para a vida por vir e aprimorar aquilo que a criança ou o jovem já vivem.
Ou assim deveria ser, e uma escola na Bahia há 20 anos escolheu utilizar a meditação como prática de autoconhecimento, resgate de valores humanos, tolerância e melhoria na concentração dos seus alunos.
Na Ananda Escola e Centro de Estudo, a meditação é uma prática diária, no início de cada turno, tanto nas educações infantis e fundamentais como no ensino médio.
Saem de cena, portanto, a correria, a gritaria e o barulho típicos do início de um turno em uma escola, e o que se vê é silêncio, tranquilidade e relaxamento em um grande mergulho interior coletivo – aparelhos eletrônicos são estritamente proibidos nos momentos de meditação. Cada sessão dura 30 minutos, e se complementam com outros exercícios de conectividade, com procura por reflexão, concentração, percepção, contemplação e até alongamento.
Localizada em Itapuã, a escola desde sua fundação, há mais de 20 anos tornou-se pioneira no uso de meditação em ambiente escolar na Bahia.
Muitos alunos começaram a prática em sala de aula na primeira infância, e a levaram para o resto da vida – incluindo a própria família em práticas que mudaram a dinâmica não só do ensino, mas da casa e da própria vida dos alunos.
O resultado é comprovado: a partir da prática, alunos se concentram melhor, conseguem focar nos estudos, apreendem com mais facilidade o conteúdo das aulas, e se tornam pessoas mais atentas, pacientes e conscientes de si e do outro.
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