Macron e Le Pen vão para o segundo turno da eleição presidencial francesa

Os resultados do primeiro turno da eleição presidencial francesa confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais incertas dos últimos 50 anos no país. O segundo turno será realizado no dia 7 de maio.

O ambiente no comitê de Emmanuel Macron é de euforia absoluta, com gritos de “Macron, presidente!”. Aos 39 anos, Macron tenta se tornar o presidente mais jovem da 5ª República, enquanto que a líder da Frente Nacional Marine Le Pen pretende ser a primeira mulher a conquistar o posto de chefe de Estado.

Um dos dois candidatos vai substituir o socialista François Hollande, após cinco anos de mandato marcados por crise econômica, desemprego e atentados terroristas. Se for eleito, Macron será o mais novo chefe de estado francês desde Napoleão III.

Segundo os primeiros resultados, o ex-ministro da Economia teve 23,7% dos votos, e a líder da extrema-direita, de 48 anos, obteve 21,7%. Eles deixam para trás o ex-primeiro-ministro conservador François Fillon e o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon, ambos com 19,5% dos votos.

Já o candidato socialista Benoît Hamon ficou no quinto lugar com 6,2% dos votos. Esta pode ser a primeira vez em que nenhum dos dois grandes partidos da 5ª República francesa, socialistas e conservadores, teriam um candidato no segundo turno.

Após reconhecerem a derrota, François Fillon e Benoît Hamon já declararam oficialmente que no segundo turno vão votar “sem dúvidas ou hesitações” em Macron”.

Cerca de 47 milhões de franceses foram convocados para a primeiro turno da eleição presidencial neste domingo (23). Três horas antes do fim da votação, a participação era de 69,42%, um pouco abaixo do registrado no mesmo horário na eleição passada, em 2012 (70,59%). Porém, os índices são os mais elevados dos últimos 40 anos.

Como o voto não é obrigatório na França, todos estavam muito atentos ao índice de participação no pleito. De acordo com vários institutos de pesquisas, a previsão total de abstenção é entre 19% a 22%.

// RFI / EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …