O desejo dos anunciantes de saberem o máximo possível sobre o público parece não ter limites, e parecem ser cada vez mais os aplicativos que usam os smartphones para escutar e localizar seus usuários.
Segundo o Bleeping Computer, foram detectados 234 apps no Android, que totalizam vários milhões de downloads, utilizando sistemas de identificação por ultrassons.
O sistema recorre ao microfone do smartphone para escutar o que se passa, não para escutar aquilo que o usuário poderia dizer, mas para tentar descobrir se ele estaria vendo ou ouvindo determinado anúncio ou se estaria em certo local onde estão instalados “beacons”.
Em ambos os casos, a sinalização é feita via códigos sonoros ultrassônicos, inaudíveis para os humanos, mas que os microfones dos smartphones podem detectar.
Com este método, um aplicativo pode saber que uma pessoa esteve em certa loja, se ela tiver um dos beacons instalados, sem que o app precise pedir permissões para aceder à localização.
No entanto, os aplicativos ainda têm que pedir a permissão para acessar o microfone. Nos casos dos smartphones com versões mais recentes do Android, os usuários poderão impedir esse acesso sem recorrerem à medida mais radical de recusar a instalação do aplicativo por completo.
Por outro lado, é importante considerar que os mesmos aplicativos poderiam facilmente escutar o que os usuários dizem, pois seria indiferente ter o microfone ativo para tentar capturar sons ultrassônicos ou para pegar conversas e demais sons do ambiente.
Aparentemente, os fãs de “teorias da conspiração” não têm falta de justificativa suspeitar dos celulares.
// ZAP