Android Auto é o sistema operacional desenvolvido pelo Google para equipar carros de várias marcas. Ao contrário dos smartphones e tablets, esse software precisa de um dispositivo conectado para rodar apps na tela funciona sozinho.
Se você dirigiu um carro na última década, já deve ter percebido o quão ruim é a maioria das interfaces para o motorista. Isso faz com que aplicativos de integração como o Android Auto, do Google, e CarPlay, da Apple, sejam cada vez mais requisitados.
No entanto, para fazer uso da tecnologia é preciso ter um carro moderno que consiga se conectar com o smartphone.
No caso do Android Auto, em breve isso não será mais necessário – pelo mesmo é o que o Google está prometendo. A empresa pretende transformar Android Auto em um aplicativo independente, no qual qualquer pessoa será capaz de baixar a plataforma para usar em qualquer carro.
Basta fazer o download e liberar as permissões de chamadas, comando de voz e texto para que o aplicativo possa ajudar o motorista a responder mensagens, ligações, além de acessar o GPS e músicas.
A interface é a mesma que aparece na tela dos veículos até então compatíveis.
À princípio, o aplicativo não suporta o comando “Ok Google” para acionar o assistente virtual, sendo necessário clicar em um botão de microfone na tela. Segundo o Google, a função deve chegar à plataforma em breve.
// Arena4G