Uma pesquisa da empresa de soluções de segurança digital Kaspersky detectou mais de 77 mil apps bancários para dispositivos móveis com malware.
Os smartphones estão cada dia mais presentes em nossas vidas, com isso eles se tornam fundamentais para acelerar nossas tarefas, como gerenciar as contas bancárias, mas isso continua oferecendo um grande risco.
Segundo uma pesquisa da Kaspersky, empresa de soluções de segurança digital, mais de 77 mil apps bancários para dispositivos móveis com malware, e 98% destes aplicativos enganosos foram projetados para os dispositivos Android, que tem fatia de 90% dos usuários móveis no Brasil.
O maior perigo é que esses malwares imitam os apps oficiais, enganando o usuário para roubar seus dados e, posteriormente, seu dinheiro.
No ano passado, os bancos brasileiros registraram perdas de R$ 1,8 bilhão com cibercrimes. Este valor deve aumentar conforme a adesão ao smartphone para realizar todo tipo de operação, inclusive bancárias, também cresce. Estima-se que mais de 70% das transações bancárias sejam realizadas pela internet atualmente.
A segurança mobile ganha ainda mais importância pelo fato de que, de acordo com um estudo da Kantar Ibope Media, 68% dos brasileiros navegam pela internet por seus smartphones, enquanto 60% utilizam PCs ou notebooks. A somatória é maior do que 100% porque há casos de usuários que navegam nas duas plataformas.
Há poucos dias, foi publicada outra pesquisa, desta vez da consultoria Deloitte, que detectou que o uso do smartphone pelo brasileiro só tem aumentado. No entanto, as chamadas telefônicas não estão entre os principais usos do dispositivo, mas sim a navegação na internet e mensageiros.
Como os bancos já estão começando a diminuir a quantidade de agências abertas no país conforme os clientes migram para a internet para realizar pagamentos, transferências e outros serviços, a Kaspersky deixou algumas dicas para você se manter protegido ao usar o banco no celular:
- Ative as notificações de SMS do banco, pois assim você pode controlar seus gastos.
- Adquira os aplicativos apenas nas lojas oficiais, como Google Play e App Store.
- Sempre leia os termos e as condições de uso antes de instalar o app; se encontrar algo suspeito, não realize o download.
- Instale um antivírus no seu dispositivo.
// Arene 4G