Empresa chinesa pode ter coletado dados de smartphones nos EUA

Uma companhia de segurança americana revelou que smartphones de fabricação chinesa, bastante populares nos Estados Unidos, acabaram enviando dados de usuários e de mensagens a um servidor na China, e isso tudo sem autorização dos donos dos aparelhos.

A revelação foi feita pela empresa Kryptowire, que possui sede em Virgínia e que oferece serviços móveis de segurança a agências governamentais e empresas privadas.

De acordo com ela, o problema foi detectado em uma série de telefones equipados com o sistema Android que usa o firmware da empresa chinesa Shanghai ADUPS Technology.

Conforme a companhia, o firmware, software que vem no telefone, acabou transmitindo informações de forma periódica a um servidor. A finalidade ainda não está clara, já que continha dados que identificavam o dispositivo, os números de chamadas efetuadas e recebidas, bem como as listas de contatos e mensagens de texto.

O firmware ainda seria capaz de executar comandos e reprogramar os smartphones de uma localização remota. A preocupação que fica é que as fabricantes de dispositivos móveis podem extrair mais dados pessoais de celulares ou tablets para utilizar tais informações de forma comercial ou mesmo espionagem.

A primeira empresa a ser acusada pela Kriptowire foi a BLU, já que em um aparelho foi encontrado o problema.

A BLU, após ser notificada, acabou fazendo testes internos para descobrir o que estava ocorrendo. E através de comunicado oficial, disse que as brechas surgiram através de um aplicativo de terceiros, porém, trabalhou rápido para remover os códigos de seu firmware.

Além disso, ela afirmou que a coleta de dados não está ocorrendo mais.

“Nenhuma informação associada a essa função, como mensagens de texto, contatos ou registros telefônicos foi revelada a terceiros e toda a informação recebida de um telefone BLU durante esse período foi eliminada“, garantiu a empresa chinesa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …