Malala se forma pela Universidade de Oxford aos 22 anos e recebe trote para celebrar

United Nations / Flickr

A ativista adolescente Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz

Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa pela educação e Nobel da Paz de 2014, terminou sua graduação! Malala foi uma das principais inimigas do Talibã, movimento fundamentalista islâmico que domina parte do Paquistão e do Afeganistão.

Ela lutava pelo direito de mulheres estudarem, o que contrariava a ideologia do Talibã, e por isso foi alvo de um atentado terrorista que a feriu com um tiro na cabeça quando tinha apenas 13 anos.

Refugiada na Inglaterra, Malala ganhou projeção internacional na sua luta contra o fundamentalismo religioso, denunciando a violência do Talibã no Grande Oriente Médio. Hoje, ela anunciou que concluiu sua graduação em Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford, mostrando que o seu sonho deu certo.

“É difícil expressar minha alegria e minha gratidão agora que conquistei meu diploma em Filosofia, Política e Economia em Oxford. Não sei o que vem pela frente. Por enquanto, vai ser Netflix, ler e dormir”, afirmou Malala Yousafzai no seu Twitter.

Milhares de pessoas curtiram e parabenizaram Malala pela sua conquista e pela sua luta. Ela se tornou um dos maiores símbolos de resistência contra a violência e pelo direito das mulheres em todo o mundo. Ela se tornou a mais jovem Mensageira da Paz da Organização das Nações Unidas em 2017. Em sua posse, afirmou claramente: “(A mudança) começa conosco e deve começar agora. Se você quer ter um futuro brilhante, você precisa começar a trabalhar agora e não esperar por ninguém mais”.

Uma de suas mais importantes falas aconteceu na Assembleia Geral da ONU. O forte discurso explica o porquê de sua luta ser tão relevante e seu simbolismo para milhões de meninas ao redor do mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro colocou vida de brasileiros em risco, diz Human Rights Watch

O novo relatório mundial da ONG Human Rights Watch (HRW) de 2021 acusa o presidente Jair Bolsonaro de tentar sabotar os esforços para retardar a disseminação da Covid-19 no Brasil e investir em políticas …

Novo navio insígnia da Rússia é considerado 'maior ameaça' pelo Ocidente

Com novos mísseis, modernos equipamentos a bordo e uma capacidade de combate única, o cruzador nuclear pesado do projeto 1144 Orlan, Admiral Nakhimov, deverá assumir o posto de navio insígnia da Marinha russa em 2022. O …

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …