Analista revela maneira inesperada de salvar o mundo do apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de apocalipse nuclear, afirmou a analista Xanthe Scharf em seu artigo para a revista Foreign Policy.

Segundo a analista, vários estudos revelaram que, sem a participação das mulheres nas discussões sobre tecnologias nucleares, cresce a possibilidade de adoção de decisões perigosas, bem como de violações dos acordos já assinados, enquanto as ideias inovadoras poderiam ser ignoradas.

Além disso, um estudo sobre a simulação de comportamentos de ambos os sexos durante uma guerra, realizado pela Sociedade Real de Londres, revelou que os homens geralmente têm mais excesso de confiança que as mulheres, a qualidade que possivelmente poderia levar à decisão de realizar um ataque contra o inimigo potencial.

Xanthe sublinhou que estudos realizados no campo da manutenção da paz revelaram que os acordos nucleares multilaterais, por exemplo, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) assinado em 1968, seriam mais estáveis com o aumento do papel das mulheres na área nuclear.

A analista sublinhou que atualmente as mulheres representam apenas 25% das delegações nas negociações sobre não proliferação de armas nucleares.

A colunista lembrou que as mulheres desempenharam um papel importante na área de segurança nuclear e desenvolvimento da política nuclear já nos anos 1950, período em que constituíam 20% dos funcionários da CIA.

Entretanto, entre 1970 e 2019 apenas 11 dos 68 de altos funcionários do Departamento de Estado dos EUA eram mulheres, apenas cinco de 63 no Pentágono e apenas dois dos 21 conselheiros de Segurança Nacional dos EUA pertenciam ao gênero feminino.

Xanthe concluiu que o aumento do papel das mulheres no mundo não é apenas um problema de justiça social. O mais importante é que as questões de segurança nuclear são de enorme risco e “o mundo não pode se dar ao luxo de excluir e ignorar inovações e talentos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …