“Máquina do tempo” põe Michael Phelps, Michael Gross e Mark Spitz competindo na mesma piscina

O Eurosport, maior rede de televisão esportiva da Europa, fez magia: conseguiu juntar três décadas diferentes – 1970, 1980 e 2000 – e presentear os fãs de natação com um espetáculo único onde o atleta olímpico mais medalhado da história, Michael Phelps, compete com duas outras lendas da natação: Mark Spitz e Michael Gross.

Era 1972 e em Munique se fez história. Nos Jogos Olímpicos, o norte-americano Mark Spitz conquistou sete medalhas de ouro em várias modalidades, quebrando o recorde mundial em cada uma delas. O recorde, que à princípio parecia inquebrável, só foi batido 36 anos depois, por Michael Phelps.

Mas não nos precipitemos: Mark Spitz, o homem que foi nadador profissional durante apenas cinco anos, quebrou o recorde em todas as modalidades pelas quais competiu, mas é nos 100 metros Borboleta que está a magia: 54.27s foi o tempo que levou nadando os 100 metros olímpicos e fazendo história.

Mas não demorou muito até que outro ocupasse o lugar nº 1 deste pódio. O alemão Michael Gross impôs um novo mínimo mundial nos Jogos Olímpicos de 1984 ao percorrer os olímpicos 100 metros em apenas 53.08s e assim destronou Spitz.

Longe de imaginar que, no futuro, mais precisamente 24 anos depois, alguém com quase menos dez centímetros (Michael Gross mede 2,01m) do que Albatroz – como ficou conhecido devido aos braços que lhe davam uma altura de 2,13m – seria capaz de lhe tirar o lugar.

E foi quase um quarto de século depois, em 2008, que o atleta mais medalhado da história, foi aos Jogos Olímpicos de Pequim nadar a final dos 100 metros Borboleta em 50.58s e estabelecer um novo recorde olímpico.

Michael Phelps não se ficou por aqui: um ano mais tarde, em Roma, o norte-americano, que conquistou 23 medalhas de ouro olímpicas, impôs a marca mais rápida de sempre: 49.82s.

Nesta segunda-feira, os amantes de esporte – e de natação em particular – vão poder satisfazer seus desejos e ver as três grandes lendas do esporte competir entre si, no período da sua melhor forma física.

Graças à tecnologia, o Eurosport conseguiu realizar um vídeo no qual junta as imagens de três provas diferentes em uma só. Essas imagens são os recordes do mundo dos 100 metros Borboleta estabelecidos em diferentes olimpíadas.

O episódio é o segundo da série “Race of Legends Series” e segue o episódio em que os três lendários atletas Jesse Owens (1936), Car Lewis (1984) e Usain Bolt (2008) competiram nos sprints de 100 metros.

A “prova” de Phelps, Spitz e Gross coincide com o início dos Campeonatos do Mundo de Natação, em Budapeste, sendo transmitida pelo Eurosport.

Peter Hutton, CEO do Eurosport considera que a máquina do tempo dá a oportunidade de ver atentamente a prestação de algumas figuras lendárias do desporto de uma forma completamente nova. Permite ver como é que o esporte olímpico e os atletas têm evoluído.

“Pela primeira vez podemos ver, em tempo real, a verdadeira força de Phelps. É incrível a forma como ganha vantagem nos primeiros 25 metros. Quem sabe se a próxima lenda da natação a bater Phelps pode estar nestes Campeonatos do Mundo”, diz.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …