“Máquina do tempo” põe Michael Phelps, Michael Gross e Mark Spitz competindo na mesma piscina

O Eurosport, maior rede de televisão esportiva da Europa, fez magia: conseguiu juntar três décadas diferentes – 1970, 1980 e 2000 – e presentear os fãs de natação com um espetáculo único onde o atleta olímpico mais medalhado da história, Michael Phelps, compete com duas outras lendas da natação: Mark Spitz e Michael Gross.

Era 1972 e em Munique se fez história. Nos Jogos Olímpicos, o norte-americano Mark Spitz conquistou sete medalhas de ouro em várias modalidades, quebrando o recorde mundial em cada uma delas. O recorde, que à princípio parecia inquebrável, só foi batido 36 anos depois, por Michael Phelps.

Mas não nos precipitemos: Mark Spitz, o homem que foi nadador profissional durante apenas cinco anos, quebrou o recorde em todas as modalidades pelas quais competiu, mas é nos 100 metros Borboleta que está a magia: 54.27s foi o tempo que levou nadando os 100 metros olímpicos e fazendo história.

Mas não demorou muito até que outro ocupasse o lugar nº 1 deste pódio. O alemão Michael Gross impôs um novo mínimo mundial nos Jogos Olímpicos de 1984 ao percorrer os olímpicos 100 metros em apenas 53.08s e assim destronou Spitz.

Longe de imaginar que, no futuro, mais precisamente 24 anos depois, alguém com quase menos dez centímetros (Michael Gross mede 2,01m) do que Albatroz – como ficou conhecido devido aos braços que lhe davam uma altura de 2,13m – seria capaz de lhe tirar o lugar.

E foi quase um quarto de século depois, em 2008, que o atleta mais medalhado da história, foi aos Jogos Olímpicos de Pequim nadar a final dos 100 metros Borboleta em 50.58s e estabelecer um novo recorde olímpico.

Michael Phelps não se ficou por aqui: um ano mais tarde, em Roma, o norte-americano, que conquistou 23 medalhas de ouro olímpicas, impôs a marca mais rápida de sempre: 49.82s.

Nesta segunda-feira, os amantes de esporte – e de natação em particular – vão poder satisfazer seus desejos e ver as três grandes lendas do esporte competir entre si, no período da sua melhor forma física.

Graças à tecnologia, o Eurosport conseguiu realizar um vídeo no qual junta as imagens de três provas diferentes em uma só. Essas imagens são os recordes do mundo dos 100 metros Borboleta estabelecidos em diferentes olimpíadas.

O episódio é o segundo da série “Race of Legends Series” e segue o episódio em que os três lendários atletas Jesse Owens (1936), Car Lewis (1984) e Usain Bolt (2008) competiram nos sprints de 100 metros.

A “prova” de Phelps, Spitz e Gross coincide com o início dos Campeonatos do Mundo de Natação, em Budapeste, sendo transmitida pelo Eurosport.

Peter Hutton, CEO do Eurosport considera que a máquina do tempo dá a oportunidade de ver atentamente a prestação de algumas figuras lendárias do desporto de uma forma completamente nova. Permite ver como é que o esporte olímpico e os atletas têm evoluído.

“Pela primeira vez podemos ver, em tempo real, a verdadeira força de Phelps. É incrível a forma como ganha vantagem nos primeiros 25 metros. Quem sabe se a próxima lenda da natação a bater Phelps pode estar nestes Campeonatos do Mundo”, diz.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …