Um livro recente sobre Maria Madalena afirma que a fervorosa seguidora de Jesus era, afinal, uma mulher rica que financiou as atividades do Messias.
O livro foi escrito pela pesquisadora norte-americana Jennifer Ristine e será publicado neste domingo (22). Ristine passou quatro anos trabalhando em Magdala, em Israel, uma pequena cidade tradicionalmente conhecida pelas fontes cristãs por ser a terra natal de Maria Madalena.
A cidade, que os arqueólogos afirmam ser um dos mais ricos assentamentos nas margens do Mar da Galileia, contém evidências de riqueza, como “empresas que existiam naquela época” ou mosaicos que foram descobertos.
“Vendo esse lugar, onde Maria Madalena viveu, pode-se confirmar que ela era uma mulher com dinheiro“, sublinha Jennifer Ristine.
A pesquisadora afirma que Maria Madalena ajudou os discípulos com seus próprios recursos. Além disso, o Evangelho de Lucas nos dá uma pista disso mesmo: esse evangelho elenca as mulheres que contribuíram com seus bens para a causa de Jesus e dos seus discípulos e, entre vários nomes, surge o de Maria Madalena.
O livro não se baseia em detalhes sobre a vida de Maria Madalena, nem procura abordar a sua eventual relação com o Messias. Em vez disso, concentra-se apenas no fato de a mulher não ser pobre – fato que contradiz a versão de que Maria Madalena era uma pobre prostituta.
Na literatura bíblica, o vínculo de Maria Madalena com a prostituição vem da homilia do Papa Gregório 33, que data do século VI, mais de 500 anos após a sua morte.
A autora do livro realça que não foram encontradas quaisquer provas sobre a vida sexual de Maria Madalena durante as pesquisas, e destaca que, muito provavelmente, jamais se chegue a saber algo mais a esse respeito. E lança o desafio aos leitores para que não se concentrem apenas nos detalhes íntimos, e, em vez disso, se deixem levar pelo que a mulher realmente foi.
Esse novo dado sobre uma das mulheres mais enigmáticas da religião cristã surgiu graças a minuciosas escavações arqueológicas e estudos realizados durante vários anos por especialistas de todo o mundo.
Ciberia // ZAP