Meteorito que caiu na Rússia contém um dos cristais mais raros da Terra

Talapin et al; US Department of Energy

Estrutura atómica do quasicristal (E); Quasicristal sintético (D)

Estrutura atómica do quasicristal (E); Quasicristal sintético (D)

Geólogos da Universidade de Florença (Itália) descobriram um cristal raríssimo em um meteorito que caiu na Rússia em 2011. Os pesquisadores examinaram um grão do meteorito encontrado na região leste do país, e encontraram um pedaço de quasicristal de apenas poucos micrometros de largura.

Quão raro ele é, exatamente? Esta é apenas a terceira vez que encontramos este material na natureza. Com origem no espaço sideral, esses cristais não são apenas incríveis por sua raridade, mas também pela peculiaridade de sua estrutura atômica.

Por décadas a sua existência foi classificada como “impossível”, e o primeiro cientista a descobri-lo chegou a ser ridicularizado por propor sua existência.

“O que nos encoraja é que já encontramos três tipos diferentes de quasicristais no mesmo meteorito, e este mais recente tem uma composição química que nunca foi vista em um quasicristal”, afirma um dos pesquisadores, Paul Steinhardt.

“Isso sugere que há mais a ser encontrado, talvez mais quasicristais que não sabíamos que eram possíveis antes”. Esses quasicristais descobertos são compostos por átomos de alumínio, cobre e ferro.

A descoberta foi publicada na revista Scientific Reports.

Quasicristais

Se você está se perguntando o que é um quasicristal, aqui está a explicação: este é um sólido semelhante ao cristal clássico, mas com uma estrutura com repetições incomuns.

Eles foram descobertos em 1982 pelo químico israelita Daniel Shechtman. Cristais clássicos como flocos de neve, diamantes e sal de cozinha são formados por átomos que se arranjam de forma perfeitamente simétrica.

Antes da confirmação da existência dos quasicristais, cientistas acreditavam que havia poucas opções para as repetições de uma estrutura simétrica: duas vezes, três vezes, quatro vezes ou seis vezes. Mas os quasicristais quebram essa regra, normalmente apresentando repetições simétricas de cinco vezes.

O cientista do Departamento de Energia dos EUA, Pat Theil, explica isso de forma concreta: imagine que você quer colocar azulejos no chão do seu banheiro. Todos os azulejos devem ter o mesmo formato.

(dr) Paul Steinhardt

Imagem real do quasicristal com sua estrutura pentagonal

Imagem real do quasicristal com sua estrutura pentagonal

Para conseguir cobrir a área toda sem deixar espaços vazios entre as peças, elas devem ter formato de retângulo, triângulo, quadrados ou hexágonos. Assim, um pentágono não funcionaria.OK

Os quasicristais são como azulejos com formato de pentágono. Mas os formatos dos átomos podem se mover para preencher os espaços vazios.

Enquanto os quasicristais são muito raros na natureza, eles são muito simples de serem feitos em laboratório. Quasicristais sintéticos são usados em vários objetos comuns como frigideiras e lâmpadas LED.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …