Meteorito que caiu na Rússia contém um dos cristais mais raros da Terra

Talapin et al; US Department of Energy

Estrutura atómica do quasicristal (E); Quasicristal sintético (D)

Estrutura atómica do quasicristal (E); Quasicristal sintético (D)

Geólogos da Universidade de Florença (Itália) descobriram um cristal raríssimo em um meteorito que caiu na Rússia em 2011. Os pesquisadores examinaram um grão do meteorito encontrado na região leste do país, e encontraram um pedaço de quasicristal de apenas poucos micrometros de largura.

Quão raro ele é, exatamente? Esta é apenas a terceira vez que encontramos este material na natureza. Com origem no espaço sideral, esses cristais não são apenas incríveis por sua raridade, mas também pela peculiaridade de sua estrutura atômica.

Por décadas a sua existência foi classificada como “impossível”, e o primeiro cientista a descobri-lo chegou a ser ridicularizado por propor sua existência.

“O que nos encoraja é que já encontramos três tipos diferentes de quasicristais no mesmo meteorito, e este mais recente tem uma composição química que nunca foi vista em um quasicristal”, afirma um dos pesquisadores, Paul Steinhardt.

“Isso sugere que há mais a ser encontrado, talvez mais quasicristais que não sabíamos que eram possíveis antes”. Esses quasicristais descobertos são compostos por átomos de alumínio, cobre e ferro.

A descoberta foi publicada na revista Scientific Reports.

Quasicristais

Se você está se perguntando o que é um quasicristal, aqui está a explicação: este é um sólido semelhante ao cristal clássico, mas com uma estrutura com repetições incomuns.

Eles foram descobertos em 1982 pelo químico israelita Daniel Shechtman. Cristais clássicos como flocos de neve, diamantes e sal de cozinha são formados por átomos que se arranjam de forma perfeitamente simétrica.

Antes da confirmação da existência dos quasicristais, cientistas acreditavam que havia poucas opções para as repetições de uma estrutura simétrica: duas vezes, três vezes, quatro vezes ou seis vezes. Mas os quasicristais quebram essa regra, normalmente apresentando repetições simétricas de cinco vezes.

O cientista do Departamento de Energia dos EUA, Pat Theil, explica isso de forma concreta: imagine que você quer colocar azulejos no chão do seu banheiro. Todos os azulejos devem ter o mesmo formato.

(dr) Paul Steinhardt

Imagem real do quasicristal com sua estrutura pentagonal

Imagem real do quasicristal com sua estrutura pentagonal

Para conseguir cobrir a área toda sem deixar espaços vazios entre as peças, elas devem ter formato de retângulo, triângulo, quadrados ou hexágonos. Assim, um pentágono não funcionaria.OK

Os quasicristais são como azulejos com formato de pentágono. Mas os formatos dos átomos podem se mover para preencher os espaços vazios.

Enquanto os quasicristais são muito raros na natureza, eles são muito simples de serem feitos em laboratório. Quasicristais sintéticos são usados em vários objetos comuns como frigideiras e lâmpadas LED.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …