Milhares de Tesla novos estão estacionados por todo lado (e ninguém sabe por quê)

Enormes quantidades de veículos novos da Tesla estão sendo encontrados estacionados por todo lado nos EUA. Questões começam a ser levantadas sobre a produção, logística, qualidade e até sobre a real procura do mercado.

Desde julho, centenas de automóveis da Tesla estão sendo encontrados e ninguém sabe até agora por quê. O CEO da fabricante norte-americana, Elon Musk, afirmou se tratar de “problemas com as entregas“, mas começam a surgir especulações sobre problemas financeiros na empresa.

Segundo o New York Times, um grupo de “detetives” na internet teria encontrado um grande número de carros da Tesla estacionados em lotes e garagens na Califórnia, Nova Jersey, Arizona e outros estados.

Os esforços do grupo – Shorty Air Force – resultaram na identificação desses estacionamentos que poderiam confirmar os problemas que o CEO da Tesla reconheceu e revelar ainda se a procura pelos carros é tão alta como Musk teria afirmado.

Recentemente, a Tesla afirmou existirem mais de 400 mil clientes em lista de espera para comprar o Modelo 3.

Contudo, desde julho, os carros da Tesla têm aparecido em vários locais. Em Burbank, na Califórnia, existem centenas de carros estacionados. Em Lathrop, 110 quilômetros a leste de São Francisco, a Tesla tem cerca de 400 carros parados em um local industrial e um número semelhante apareceu do lado de fora de um prédio próximo.

Segundo o New York Times, os carros são vistos entrando e saindo do prédio, o que sugere que o local pode ser um ponto de recolha ou uma central de reparações. Para além destes, outros locais foram identificados em Antioch, a nordeste de São Francisco. Recentemente, cerca de 100 Tesla Model 3s apareceram em Bellevue, em Washington.

Dave Arnold, porta-voz da Tesla, afirmou por e-mail que os lotes de veículos encontrados não passavam de “centros de trânsito logístico“, acrescentando que “qualquer um que observe esses lotes verá uma mudança de um dia para o outro”.

Recentemente, através do Twitter, Elon Musk afirmou que a empresa estaria com dificuldades no transporte de carros para os clientes, falando de um “inferno de logística nas entrega”.

Segundo o CEO da Tesla, o problema está na falta de caminhões disponíveis para transportar os carros – uma explicação que, para muitos, está longe de fazer sentido.

Ouvidos pelo jornal, a Associação Norte-Americana de Caminhões Transportadores afirmou não conhecer nenhuma falta de transportes e explica que mais nenhum outro fabricante de automóveis tem tido problemas do gênero.

“Uma pesquisa rápida revela muita capacidade de transporte de automóveis. Talvez a Tesla não tenha dinheiro para pagar por eles”, afirmou Mark B. Spiegel, sócio-gerente da Stanphyl Capital.

Outras hipóteses

Toda a situação faz com que cresça a possibilidade de existir um problema maior na Tesla que não um relacionado com a logística. Um das hipóteses levantadas é o excesso de produção para pouca procura, suspeitas reforçadas pela número de promoções que a Tesla tem feito nos últimos meses.

Ao New York Times, Brian Johnson, analista da Barclays Capital especializado na Tesla, diz ter suspeitas sobre um excesso de inventário frente à real procura do mercado.

Essa suposição do analista é baseada no fato de a empresa americana anunciar que consegue entregar certos modelos em quatro meses, mas que, na realidade, esses modelos demoram de quatro a 12 meses para sair da linha de produção. “Isso sugere que há um inventário desfasado de carros”, explica o analista.

Outra hipótese levantada sugere que os carros encontrados poderiam ser produtos defeituosos. A hipótese ganha alguma força quando é sabido que os defeitos de fabricação têm acompanhado a empresa com alguma regularidade.

Essa teoria de carros com desfeitos também é suportada pelo fato de alguns modelos encontrados nos parques estarem marcados com autocolantes ou canetas, indicando locais para reparações, o que significa que não seriam carros à espera de serem entregues a clientes.

Apesar de começarem a crescer algumas teorias em relação aos carros estacionados, ainda ninguém tem pistas suficientes para esclarecer o mistério.

Nos próximos dias, a empresa apresentará um relatório de produção dos últimos três meses que poderá ajudar a desvendar o mistério dos carros estacionados e esclarecer a verdadeira situação financeira da empresa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As vezes penso que esse cara é uma grande fraude. Alguma coisa nele ainda vai ser descoberta e decepcionar o mundo. Fica aqui um singelo registro.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …