Milhares de Tesla novos estão estacionados por todo lado (e ninguém sabe por quê)

Enormes quantidades de veículos novos da Tesla estão sendo encontrados estacionados por todo lado nos EUA. Questões começam a ser levantadas sobre a produção, logística, qualidade e até sobre a real procura do mercado.

Desde julho, centenas de automóveis da Tesla estão sendo encontrados e ninguém sabe até agora por quê. O CEO da fabricante norte-americana, Elon Musk, afirmou se tratar de “problemas com as entregas“, mas começam a surgir especulações sobre problemas financeiros na empresa.

Segundo o New York Times, um grupo de “detetives” na internet teria encontrado um grande número de carros da Tesla estacionados em lotes e garagens na Califórnia, Nova Jersey, Arizona e outros estados.

Os esforços do grupo – Shorty Air Force – resultaram na identificação desses estacionamentos que poderiam confirmar os problemas que o CEO da Tesla reconheceu e revelar ainda se a procura pelos carros é tão alta como Musk teria afirmado.

Recentemente, a Tesla afirmou existirem mais de 400 mil clientes em lista de espera para comprar o Modelo 3.

Contudo, desde julho, os carros da Tesla têm aparecido em vários locais. Em Burbank, na Califórnia, existem centenas de carros estacionados. Em Lathrop, 110 quilômetros a leste de São Francisco, a Tesla tem cerca de 400 carros parados em um local industrial e um número semelhante apareceu do lado de fora de um prédio próximo.

Segundo o New York Times, os carros são vistos entrando e saindo do prédio, o que sugere que o local pode ser um ponto de recolha ou uma central de reparações. Para além destes, outros locais foram identificados em Antioch, a nordeste de São Francisco. Recentemente, cerca de 100 Tesla Model 3s apareceram em Bellevue, em Washington.

Dave Arnold, porta-voz da Tesla, afirmou por e-mail que os lotes de veículos encontrados não passavam de “centros de trânsito logístico“, acrescentando que “qualquer um que observe esses lotes verá uma mudança de um dia para o outro”.

Recentemente, através do Twitter, Elon Musk afirmou que a empresa estaria com dificuldades no transporte de carros para os clientes, falando de um “inferno de logística nas entrega”.

Segundo o CEO da Tesla, o problema está na falta de caminhões disponíveis para transportar os carros – uma explicação que, para muitos, está longe de fazer sentido.

Ouvidos pelo jornal, a Associação Norte-Americana de Caminhões Transportadores afirmou não conhecer nenhuma falta de transportes e explica que mais nenhum outro fabricante de automóveis tem tido problemas do gênero.

“Uma pesquisa rápida revela muita capacidade de transporte de automóveis. Talvez a Tesla não tenha dinheiro para pagar por eles”, afirmou Mark B. Spiegel, sócio-gerente da Stanphyl Capital.

Outras hipóteses

Toda a situação faz com que cresça a possibilidade de existir um problema maior na Tesla que não um relacionado com a logística. Um das hipóteses levantadas é o excesso de produção para pouca procura, suspeitas reforçadas pela número de promoções que a Tesla tem feito nos últimos meses.

Ao New York Times, Brian Johnson, analista da Barclays Capital especializado na Tesla, diz ter suspeitas sobre um excesso de inventário frente à real procura do mercado.

Essa suposição do analista é baseada no fato de a empresa americana anunciar que consegue entregar certos modelos em quatro meses, mas que, na realidade, esses modelos demoram de quatro a 12 meses para sair da linha de produção. “Isso sugere que há um inventário desfasado de carros”, explica o analista.

Outra hipótese levantada sugere que os carros encontrados poderiam ser produtos defeituosos. A hipótese ganha alguma força quando é sabido que os defeitos de fabricação têm acompanhado a empresa com alguma regularidade.

Essa teoria de carros com desfeitos também é suportada pelo fato de alguns modelos encontrados nos parques estarem marcados com autocolantes ou canetas, indicando locais para reparações, o que significa que não seriam carros à espera de serem entregues a clientes.

Apesar de começarem a crescer algumas teorias em relação aos carros estacionados, ainda ninguém tem pistas suficientes para esclarecer o mistério.

Nos próximos dias, a empresa apresentará um relatório de produção dos últimos três meses que poderá ajudar a desvendar o mistério dos carros estacionados e esclarecer a verdadeira situação financeira da empresa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As vezes penso que esse cara é uma grande fraude. Alguma coisa nele ainda vai ser descoberta e decepcionar o mundo. Fica aqui um singelo registro.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …