Elon Musk é conhecido por gostar de arriscar. Como o empresário não resiste a um bom desafio, decidiu trabalhar de graça durante a próxima década. A menos que aconteça um milagre.
Elon Musk fechou um acordo com a administração da Tesla, à qual preside, e estabeleceu seu salário em, precisamente, zero dólares.
Ou seja, durante a próxima década, o homem que começou sua fortuna ao vender a PayPal, que criou juntamente com um amigo, à eBay, vai trabalhar de graça, à espera de um milagre.
Segundo o Observador, Musk não vai ter salário, mas será, mais tarde, compensado por um sistema de incentivos, que depende exclusivamente dos resultados na empresa.
Com um valor de mercado atual próximo dos 60 bilhões de dólares, o CEO da Tesla apostou com a administração que, dentro de 10 anos, a empresa crescerá e chegará aos 650 bilhões de dólares.
Para chegar a estes valores, é imprescindível que a Tesla, que muitos acreditam que pode colapsar em breve, retifique os problemas com a produção do Model 3. Atualmente, não falta quem critique a lentidão na passagem à produção em ritmo de cruzeiro do Model 3, de que a Tesla depende para sobreviver.
O crescimento multiplicado por 10, em apenas dez anos, significaria que a Tesla passaria a valer muito mais do que qualquer outra empresa, como a Amazon e seria ultrapassada apenas por empresas colossais como a Apple, Google ou Microsoft.
Se os milagres acontecem, Elon Musk, com certeza, nunca desejou tanto um, já que isso significaria para os bolsos do CEO um “mimo” de 55,8 bilhões de dólares em ações da empresa.
O prêmio é progressivo e depende exclusivamente dos resultados da marca, sendo que o CEO não receberá nada até que o fabricante atinja um valor de mercado de 100 bilhões.
Só então é que Musk terá direito à primeira fatia do prêmio, que será seguida por outra sempre que o valor da Tesla suba mais 50 bilhões. No final, se tudo correr bem – e aqui já são vários os milagres necessários –, são os 55,8 bilhões que o CEO vai arrecadar. Mas, se a Tesla ficar pelos 99 bilhões de dólares, Elon Musk fica de mãos vazias.
Ciberia // ZAP