Ministro da Educação diz que criança pode socializar na igreja ao defender homeschooling

Em uma audiência da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação Milton Ribeiro defendeu o homeschooling (ensino à distância) e afirmou que a socialização de crianças em idade escolar pode ser feita na igreja.

O pastor evangélico que comanda uma das mais importantes pastas do governo federal cumpre as ordens do presidente da República em uma pauta incompatível com a realidade brasileira: a desescolarização.

A pauta, considerada prioritária pelo governo Bolsonaro, foi defendida com unhas e dentes pelos ministros Milton Ribeiro e Damares Alves (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos). Milton argumentou que estudantes em sistema de homeschooling em outros países do mundo têm resultados melhores do que a média.

Questionado sobre a perda na socialização das crianças, Milton Ribeiro afirmou que os responsáveis para esse processo seriam “a própria família, clubes, bibliotecas e até mesmo a igreja, por que não?”.

Homeschooling: precarização e guerra ideológica

O debate sobre homeschooling pode ser observado por diversos prismas. Se por um lado, existe uma minoria de brasileiros que adotam a educação em casa – cerca de 11 mil pessoas -, parece que a prioridade do governo não está realmente focada nessas famílias.

Vale lembrar que a campanha presidencial de Jair Bolsonaro foi calçada na ideia de que as escolas brasileiras e o suposto ‘método Paulo Freire’ adotado por elas estaria ensinando crianças a serem marxistas ou LGBT.

A teoria da conspiração teria como principal solução que famílias conservadoras e religiosas conseguissem retirar seus filhos desses espaços e fazer a educação em casa. O presidente da Associação Nacional da Educação Domiciliar, Ricardo Dias, afirma que o ensino seria uma alternativa contra a “doutrinação ideológica”.

O homeschooling no Brasil também abriria dois precedentes: o primeiro é a redução de investimento na educação pública, com o incentivo à adoção do método de ensino em casa. O segundo é a expansão da desigualdade social nesse processo: famílias ricas teriam capacidade de contar com melhores materiais e tutores para a educação de seus filhos e famílias pobres teriam de contar com pouca infraestrutura e tempo dos pais para auxiliar no processo.

Especialistas em educação afirmam que o debate não existe no Brasil. “Não há levantamento oficial que comprove uma alta demanda da população brasileira que justifique esse tema como prioridade governamental. Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, e aproximadamente 2,5 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola, é preciso foco para resolver os reais desafios do setor”, afirma Priscila Cruz, fundadora da Todos pela Educação, à Cláudia.

“A triste realidade é que o homeschooling e o Escola sem Partido colocaram as escolas no centro da guerra cultural bolsonarista, que serve fundamentalmente para amelhear militantes e apoiadores para a ultradireita – a partir da mentira astuta contra as escolas e a pedagogia”, salienta o professor e coordenador da Campanha Nacional Pelo Direito À Educação, Daniel Cara, à Carta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …