Ministro da Educação diz que criança pode socializar na igreja ao defender homeschooling

Em uma audiência da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação Milton Ribeiro defendeu o homeschooling (ensino à distância) e afirmou que a socialização de crianças em idade escolar pode ser feita na igreja.

O pastor evangélico que comanda uma das mais importantes pastas do governo federal cumpre as ordens do presidente da República em uma pauta incompatível com a realidade brasileira: a desescolarização.

A pauta, considerada prioritária pelo governo Bolsonaro, foi defendida com unhas e dentes pelos ministros Milton Ribeiro e Damares Alves (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos). Milton argumentou que estudantes em sistema de homeschooling em outros países do mundo têm resultados melhores do que a média.

Questionado sobre a perda na socialização das crianças, Milton Ribeiro afirmou que os responsáveis para esse processo seriam “a própria família, clubes, bibliotecas e até mesmo a igreja, por que não?”.

Homeschooling: precarização e guerra ideológica

O debate sobre homeschooling pode ser observado por diversos prismas. Se por um lado, existe uma minoria de brasileiros que adotam a educação em casa – cerca de 11 mil pessoas -, parece que a prioridade do governo não está realmente focada nessas famílias.

Vale lembrar que a campanha presidencial de Jair Bolsonaro foi calçada na ideia de que as escolas brasileiras e o suposto ‘método Paulo Freire’ adotado por elas estaria ensinando crianças a serem marxistas ou LGBT.

A teoria da conspiração teria como principal solução que famílias conservadoras e religiosas conseguissem retirar seus filhos desses espaços e fazer a educação em casa. O presidente da Associação Nacional da Educação Domiciliar, Ricardo Dias, afirma que o ensino seria uma alternativa contra a “doutrinação ideológica”.

O homeschooling no Brasil também abriria dois precedentes: o primeiro é a redução de investimento na educação pública, com o incentivo à adoção do método de ensino em casa. O segundo é a expansão da desigualdade social nesse processo: famílias ricas teriam capacidade de contar com melhores materiais e tutores para a educação de seus filhos e famílias pobres teriam de contar com pouca infraestrutura e tempo dos pais para auxiliar no processo.

Especialistas em educação afirmam que o debate não existe no Brasil. “Não há levantamento oficial que comprove uma alta demanda da população brasileira que justifique esse tema como prioridade governamental. Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, e aproximadamente 2,5 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola, é preciso foco para resolver os reais desafios do setor”, afirma Priscila Cruz, fundadora da Todos pela Educação, à Cláudia.

“A triste realidade é que o homeschooling e o Escola sem Partido colocaram as escolas no centro da guerra cultural bolsonarista, que serve fundamentalmente para amelhear militantes e apoiadores para a ultradireita – a partir da mentira astuta contra as escolas e a pedagogia”, salienta o professor e coordenador da Campanha Nacional Pelo Direito À Educação, Daniel Cara, à Carta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …