Cientistas descobrem nova forma geométrica no corpo humano

(dr) Javier Buceta

Quando achamos que a ciência esgotou o seu estoque de surpresas, eis que ela surge para nos apresentar o scutoid, a mais recente forma geométrica no corpo humano.

Os cientistas acabam de encontrar uma nova forma geométrica em uma análise realizada com o objetivo de entender o formato celular dos tecidos da pele humana. Os cientistas estudaram as células epiteliais, os blocos de construção de embriões que acabam por formar nossa pele, e descobriram o scutoid.

No fundo, os pesquisadores chegaram à conclusão que a forma scutoid é extremamente eficiente em manter as células bem compactadas e organizadas nas reviravoltas literais do desenvolvimento humano.

À medida que os embriões crescem, os tecidos dobram quando começam a formar órgãos. Até agora, os cientistas pensavam que as células conseguiam ficar compactadas se fossem em forma de garrafa, mas um modelo computacional sugeriu uma forma muito mais complexa e peculiar.

“Nosso modelo previa que as colunas e formatos de garrafa não poderiam ser as únicas formas segundo as quais as células se desenvolviam. Para a nossa surpresa, esse formato nem possuía um nome na matemática. Não é todos os dias que alguém tem a oportunidade de nomear uma nova forma geométrica”, disse o bioengenheiro Javier Buceta, da Universidade Lehigh.

A responsabilidade nos ombros dos cientistas era imensa. Desta forma, a equipe decidiu procurar um nome que tivessem algum fundamento na área da biologia e eis que surgiu scutoid, em homenagem ao escutelo, uma parte do tórax de alguns insetos muito parecida com a nova descoberta por conter uma espécie de Y no centro.

De acordo com a equipe de cientistas, o Y é justamente um dos grandes destaques da nova forma geométrica. Este formato é o responsável pela elasticidade da pele humana.

Através da microscopia e imagens de computador, os cientistas confirmaram que as células encontradas nas glândulas salivares e nas células do peixe-zebra eram, de fato, de forma scutoid. Como destaca o artigo científico publicado recentemente na Nature Communications, os cientistas acreditam que as células em forma scutoid existem em qualquer parte curva das células epiteliais, até mesmo nos seres humanos.

“Não é o quadrado nem o círculo, mas conseguimos nomear uma nova forma e acreditamos que esse é um grande avanço em muitos aspetos”, disse Escudero ao Gizmodo.

A equipe salienta que o scutoid pode ter aplicações em muitos campos científicos, como na biologia médica. Uma vez que as células em forma de scutoid são muito eficientes em permanecer unidas durante o desenvolvimento, podem ser muito eficazes no crescimento de órgãos artificiais, dado que ofereceriam estabilidade arquitetônica.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por que ninguém pensou em dar um nome à nova forma que homenageasse o sobrenome do bioengenheiro Javier, da Universidade Lehigh? Não é justo perante a comunidade científica?

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …