Chimpanzés fêmeas fogem quando vão ter filhote e agora sabemos a razão

Um raro registro de um chimpanzé nascendo na natureza terminou de forma terrível. Segundos após o nascimento, o bebê foi levado de sua mãe e devorado por um chimpanzé macho do mesmo grupo.

O ocorrido explica por que as fêmeas chimpanzés tendem a se esconder por semanas ou meses quando vão ter seus filhotes.

Pouco se sabe sobre como os chimpanzés dão à luz na vida selvagem, porque até agora apenas 5 nascimentos já foram observados, diz Hitonaru Nishie, pesquisador da Universidade de Kyoto, no Japão.

Nishie e seus colegas estudaram chimpanzés nas montanhas Mahale da Tanzânia nos últimos anos. Os resultados da pesquisa foram publicados este mês no American Journal of Physical Anthropology.

Uma das razões pelas quais poucos nascimentos de chimpanzés foram testemunhados até agora, explica Nishie, é que as mães deixam o grupo quando o bebê está chegando e não retornam até o bebê ter semanas ou meses de idade. Essa ausência foi descrita como a “licença maternidade” das chimpanzés.

Assim, Nishie e seu colega Michio Nakamura ficaram surpresos quando, em dezembro passado, uma chimpanzé do grupo que eles estavam observando começou a dar à luz na frente dos outros 20 membros do grupo.

Assim que o bebê nasceu – e antes que a mãe tivesse a chance de tocá-lo – ele foi capturado por um membro do grupo, que então desapareceu no mato. Os pesquisadores o encontraram cerca de 1 hora e meia depois, sentando uma árvore e comendo a metade inferior do corpo da criança. Ele comeu todo o corpo dentro de uma hora.

(dr) Michio Nakamura

A mãe chimpanzé aprendeu sobre a “licença de maternidade”

Evento raro

Esta é a primeira vez que alguém relatou ter visto um chimpanzé recém-nascido canibalizado dessa maneira, diz Nishie. Ele diz que sua observação fornece uma pista óbvia sobre por que as mães chimpanzé tendem a se esconder para dar à luz.

Neste caso, a mãe ainda não teria tido a chance de aprender sobre a “licença maternidade” caso tenha sido sua primeira gravidez, diz Tatyana Humle, da Universidade de Kent, no Reino Unido.

Eu prevejo que ela irá ter uma “licença maternidade” na próxima vez”, diz ela. Na verdade, foi exatamente isso que aconteceu. Quando a chimpanzé teve posteriormente outro bebê (mostrado na foto acima), ela desapareceu por um mês.

Os animais machos de muitas outras espécies são conhecidos por matar crianças pequenas que não estão relacionadas a eles. Isso os permite se acasalar com a mãe e ter mais filhos em seu grupo. E as chimpanzés fêmeas também já foram vistas matando os bebês de outras mulheres quando os recursos, como alimentos, são escassos, diz Humle.

O bebê chimpanzé pode também simplesmente ter sido uma fonte de nutrição para o adulto que o levou, diz Nishie.

De qualquer forma, o infanticídio e o canibalismo são extremamente raros entre os chimpanzés, diz Hulme. “Eu trabalho com uma comunidade de chimpanzés na África Ocidental, e nunca vi nenhum caso”, diz ela. Humle acredita que tal violência pode ser mais provável de ocorrer em grupos maiores, onde há mais concorrência por recursos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …