Chimpanzés fêmeas fogem quando vão ter filhote e agora sabemos a razão

Um raro registro de um chimpanzé nascendo na natureza terminou de forma terrível. Segundos após o nascimento, o bebê foi levado de sua mãe e devorado por um chimpanzé macho do mesmo grupo.

O ocorrido explica por que as fêmeas chimpanzés tendem a se esconder por semanas ou meses quando vão ter seus filhotes.

Pouco se sabe sobre como os chimpanzés dão à luz na vida selvagem, porque até agora apenas 5 nascimentos já foram observados, diz Hitonaru Nishie, pesquisador da Universidade de Kyoto, no Japão.

Nishie e seus colegas estudaram chimpanzés nas montanhas Mahale da Tanzânia nos últimos anos. Os resultados da pesquisa foram publicados este mês no American Journal of Physical Anthropology.

Uma das razões pelas quais poucos nascimentos de chimpanzés foram testemunhados até agora, explica Nishie, é que as mães deixam o grupo quando o bebê está chegando e não retornam até o bebê ter semanas ou meses de idade. Essa ausência foi descrita como a “licença maternidade” das chimpanzés.

Assim, Nishie e seu colega Michio Nakamura ficaram surpresos quando, em dezembro passado, uma chimpanzé do grupo que eles estavam observando começou a dar à luz na frente dos outros 20 membros do grupo.

Assim que o bebê nasceu – e antes que a mãe tivesse a chance de tocá-lo – ele foi capturado por um membro do grupo, que então desapareceu no mato. Os pesquisadores o encontraram cerca de 1 hora e meia depois, sentando uma árvore e comendo a metade inferior do corpo da criança. Ele comeu todo o corpo dentro de uma hora.

(dr) Michio Nakamura

A mãe chimpanzé aprendeu sobre a “licença de maternidade”

Evento raro

Esta é a primeira vez que alguém relatou ter visto um chimpanzé recém-nascido canibalizado dessa maneira, diz Nishie. Ele diz que sua observação fornece uma pista óbvia sobre por que as mães chimpanzé tendem a se esconder para dar à luz.

Neste caso, a mãe ainda não teria tido a chance de aprender sobre a “licença maternidade” caso tenha sido sua primeira gravidez, diz Tatyana Humle, da Universidade de Kent, no Reino Unido.

Eu prevejo que ela irá ter uma “licença maternidade” na próxima vez”, diz ela. Na verdade, foi exatamente isso que aconteceu. Quando a chimpanzé teve posteriormente outro bebê (mostrado na foto acima), ela desapareceu por um mês.

Os animais machos de muitas outras espécies são conhecidos por matar crianças pequenas que não estão relacionadas a eles. Isso os permite se acasalar com a mãe e ter mais filhos em seu grupo. E as chimpanzés fêmeas também já foram vistas matando os bebês de outras mulheres quando os recursos, como alimentos, são escassos, diz Humle.

O bebê chimpanzé pode também simplesmente ter sido uma fonte de nutrição para o adulto que o levou, diz Nishie.

De qualquer forma, o infanticídio e o canibalismo são extremamente raros entre os chimpanzés, diz Hulme. “Eu trabalho com uma comunidade de chimpanzés na África Ocidental, e nunca vi nenhum caso”, diz ela. Humle acredita que tal violência pode ser mais provável de ocorrer em grupos maiores, onde há mais concorrência por recursos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …