Ministro da Saúde pretende imunizar todos os brasileiros contra COVID-19 em 2021

José Dias / wikimedia

Eduardo Pazuello

De uns tempos para cá, quase não se tem falado sobre COVID-19 sem que o assunto vacina viesse junto. Com uma corrida cada vez mais acirrada em busca de uma candidata que seja eficaz contra a doença, a população mundial tem atribuído à vacina uma esperança de conter a pandemia.

Isso inclui o nosso ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que durante uma entrevista realizada à Jovem Pan nesta quinta-feira (10), declarou que o governo federal pretende imunizar toda a população brasileira no ano que vem.

Na entrevista, o ministro anunciou que o prazo fixado pela administração federal para que toda população esteja imunizada é 2021: “Acreditamos que a gente chegue aí na metade de 2021, início do segundo semestre, já com bastante cobertura. Não tem que esperar vacinarmos 215 milhões de pessoas para ter os efeitos de uma estratégia de vacinação. Ela visa imunizar grupos de pessoas que vão trazer a contaminação para níveis bem razoáveis”, afirmou.

O acordo do governo federal envolve o laboratório AstraZeneca (que desenvolve a vacina em parceria com a Universidade de Oxford), com direito a 100 milhões no primeiro semestre de 2021 e 160 milhões no segundo semestre. Isso sem contar as 42 milhões de doses proporcionadas pelo consórcio Covax Facility.

Isso leva a compreender uma garantia de 300 milhões, o que equivale à vacinação de 150 milhões de pessoas — uma vez que será necessário tomar duas doses da vacina. Segundo o ministro, tudo depende do registro da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

O ministro apontou as possibilidades para a aprovação de vacinas, que envolvem, por exemplo, aproveitar o registro das agências reguladoras dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. “Por lei, a Anvisa vai receber esse processo dessa grande agência e vai quase que homologar o registro no Brasil. E ela, por lei, se pronuncia em até 72 horas se já encontrou indícios que poderá regular ou de que precisará aprofundar um pouco mais. É bastante acelerado”, apontou.

A outra possibilidade envolve a produtora da vacina submeter documentação à Anvisa. “Entrando pelo Brasil vai cumprir um outro prazo que não é de 72 horas. O prazo que pode ser um pouco mais alongado: 30, 40 dias”, disse.

O ministro ainda acrescentou o seguinte: “Estamos falando em hipóteses, ainda, estamos falando que é provável que a gente tenha o registro efetivo da FDA (agência federal americana) da Pfizer agora em dezembro nos Estados Unidos. Isso vai acelerar o processo de registro no Brasil. Nós já temos previsão de receber 70 milhões de doses da Pfizer e, sim, tentaremos adiantar de janeiro para o quanto antes.

Pazuello também falou sobre a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Basicamente, a ideia é comprar, caso ela seja registrada na Anvisa. “Em português claríssimo, sim, vamos comprar as vacinas, caso sejam registradas e comprovadas com o preço dentro da lógica correta”, afirmou.

Além dessa entrevista com a Jovem Pan, Pazuello também deu uma entrevista à CNN, em que apontou a possibilidade da vacinação emergencial começar ainda em dezembro no país, com doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Na ocasião, ainda acrescentou que o plano nacional de imunização pode começar entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …