Após 21 mortes em presídio, ministro da Segurança Pública oferece Força Nacional ao Pará

ABr

O ministro Raul Jungmann

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, divulgou nota oficial na noite desta quarta-feira (11) para informar que, em conversa telefônica com o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), colocou a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança à disposição do estado.

A medida se dá após uma tentativa de fuga em massa em uma das unidades do maior complexo prisional do estado, o Santa Izabel, ocorrido na terça-feira (10), e que resultou em 21 mortos e pelo menos quatro feridos.

Um dia antes da tentativa invasão ao presídio, houve uma sequência de 11 assassinatos em diferentes bairros da capital paraense, que podem estar relacionados ao homicídio de policiais militares ocorrido também dias antes. O governo estadual ainda não se pronunciou sobre a oferta do ministro Raul Jungmann.

Na manhã desta quarta, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que, do total de 21 mortos confirmados na tentativa de fuga do Complexo Prisional Santa Izabel, 13 já foram reconhecidos, de acordo com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

A conta inclui dez detentos, dois homens que fariam parte do bando que tentou invadir o complexo para resgatar os presos, e o agente prisional Guardiano Santana, de 57 anos.

Todos os 13 corpos reconhecidos já foram liberados pelo Instituto Médico-Legal (IML) do estado. Oito corpos ainda aguardam reconhecimento de parentes. Os quatro agentes prisionais feridos na troca de tiros permanecem em observação médica, mas não correm risco.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) também informou que a recontagem de detentos no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), unidade onde ocorreu a tentativa de fuga, ainda não foi finalizada. Até o momento, no entanto, nenhuma fuga foi confirmada.

Na tentativa de fuga, 13 presos sofreram ferimentos e quatro deles ainda estão internados na Unidade de Pronto Atendimento de Castanhal e no Hospital Metropolitano de Ananindeua, ambos na Grande Belém. O estado de saúde deles é considerado estável, segundo informações da Diretoria de Assistência Biopsicossocial da Susipe.

Resgate

Segundo informações oficiais, um grupo externo fortemente armado invadiu o Complexo Prisional Santa Izabel, na tarde de terça-feira, e usou explosivos em um dos muros do pavilhão C, para facilitar a fuga dos detentos. Do lado de dentro, parte dos presos também estaria portando armas. Houve intensa troca de tiros entre o grupo armado, os presos e o Batalhão Penitenciário.

Ao fim da operação, as autoridades confirmaram a apreensão de pelo menos quatro fuzis, três pistolas, dois revólveres, duas espingardas calibre 12 e uma metralhadora 9 milímetros.

A unidade onde ocorreu a tentativa de fuga na terça, o CRPP III, está superlotada. Segundo a Susipe, estão presos no local um total de 605 detentos, mas a capacidade é de 432 internos.

O complexo penitenciário de Santa Izabel tem, ao todo, nove unidades e abriga cerca de 6 mil presos. A situação nas outras unidades está normalizada, garantiu o governo estadual.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …