Morreu Leonard Cohen

Takahiro Kyono / Wikimedia

Leonard Cohen em Odense, na Dinamarca, 17 de Agosto de 2013

Leonard Cohen em Odense, na Dinamarca, 17 de Agosto de 2013

Faleceu na noite desta quinta-feira, aos 82 anos, o músico e poeta canadense Leonard Cohen, segundo afirmaram seus assessores através de uma publicação no Facebook. A causa da morte não foi informada.

“É com grande pesar que informamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen faleceu. Perdemos um dos mais reverenciados e prolíficos visionários da música. Uma cerimônia será realizada em Los Angeles em uma data posterior. A família pede privacidade durante o luto”, diz a nota.

Nascido em Montréal, em 21 de setembro de 1934, Cohen se destacou primeiramente como escritor antes de entrar para o mundo da música, no qual produziu trabalhos marcantes, para si e também para outros cantores, e compôs algumas das músicas mais inesquecíveis das últimas décadas.

Entre eles, destacam-se canções como “Suzanne”, “Hey, That’s No Way To Say Goodbye”, “Dance Me To The End Of Love” e “Everybody Knows”. É considerado por muitos um dos grandes artistas do século XX.

O músico festejou a 21 de setembro seus 82 anos com um novo álbum, “You Want It Darker“, o 14.º da sua carreira, no qual refletia sobre sua própria mortalidade e, com sua voz grave, se interrogava sobre a natureza do homem e de um Deus todo-poderoso.

No mês passado, aplaudiu a atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan e considerou que foi como “dar uma medalha ao monte Evereste por ser a montanha mais alta”. O nome do próprio Cohen foi várias vezes apontado como candidato ao Nobel.

Músico, escritor e poeta, Cohen acompanhou sempre a música com a literatura, sua grande paixão, que começou aos 16 anos, quando escreveu seus primeiros poemas.

Publicou o primeiro álbum, “Songs of Leonard Cohen”, em 1967, já depois de ter feito trinta anos e de ter revelado sua faceta literária, em particular com o livro de poesia “Let us compare mythologies” (1956) e o romance “O Jogo preferido”, (1963).

É também autor do livro de poesia “Flowers for Hitler” (1964).

Considerado um dos mais importantes nomes da música popular do século XX, Cohen escreveu músicas simbólicas de sua geração, incluindo “Hallelujah.” “Suzanne” ou “So Long Marianne” ilustram, em 1967, uma primeira coleção de canções marcadas pelo sofrimento amoroso.

Aos 77 anos, foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras pelo “imaginário sentimental” da escrita e da música, justificou o júri.

No mesmo ano, em 2011, foi galardoado com o 9.º Prémio Glenn Gould, atribuído de dois em dois anos a artistas que contribuam para enriquecer a condição humana e representem os valores da inovação, inspiração e transformação.

Apesar da idade, estava mais ativo desde 2008, quando iniciou uma nova digressão internacional, depois de uma ausência de 15 anos.

Editou o álbum “Old Ideas” em 2012 e, em 2014, lançou o álbum “Popular Problems”, que aborda preocupações e dilemas do mundo atual.

Questionado se uma canção pode oferecer soluções para problemas políticos, respondeu: “Eu penso que a canção é, ela mesma, uma espécie de solução”.

Cohen foi precedido na morte, em julho, por Marianne Ihlen, a norueguesa com quem viveu na ilha grega de Hydra e que inspirou “So Long, Marianne”.

Numa carta para Ihlen revelada por um amigo, Cohen declarou seu “amor sem fim” por ela, escrevendo: “Acho que vou seguir-te muito em breve.”

Está agora dançando com ela até ao fim do amor.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …