Mudanças climáticas levaram à seca de 90% do Lago Chade, na África, desde 1960

O Lago Chade, na região central do continente africano, perdeu 90% das águas usadas pelas comunidades locais desde 1960, devido ao impacto das mudanças climáticas e da irrigação excessiva.

Com a seca, as populações que habitam as margens do lago já não podem viver da pesca na superfície aquática que durante esse período passou de 25 mil km² para os atuais 2,5 mil km².

A declaração foi feita por agências das Nações Unidas que recebem apoio do governo britânico para impulsionar o Projecto Ready to Respond (Prontos para Responder).

A meta é atender as necessidades imediatas das comunidades locais que também sofrem com a escalada de violência e estão expostas a novas emergências.

As terras circundadas pelo lago que banha a Nigéria, o Níger, os Camarões e o Chade são marcadas por ações terroristas do grupo Boko Haram cujos ataques deslocaram 2,3 milhões de pessoas.

Ajuda

A violência, combinada com a seca crônica, a cólera e a pobreza estão entre os fatores por detrás da que é considerada uma das crises humanitárias mais complexas e severas do mundo atual.

Dos 17 milhões de habitantes do lago, cerca de 10,7 milhões precisam de ajuda.

O grupo de agências anunciou novos acordos de colaboração com parceiros, além de medidas para atuar melhor diante das crises que afetam a região.

Em três anos de operação com os fundos do Reino Unido, os quatro países receberam alimentos, equipamentos de comunicação e kits de educação infantil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …

Detectados misteriosos sinais de rádio de galáxia a 1,5 bilhão de anos-luz

Uma equipe de cientistas do Canadá detectou sinais de rádio provenientes de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As rajadas rápidas de rádio, impulsos de energia com duração de apenas alguns …

Companhia aérea portuguesa é a primeira a voar sem qualquer plástico a bordo

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira do mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no dia 26 de dezembro. De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em …