Mudanças climáticas levaram à seca de 90% do Lago Chade, na África, desde 1960

O Lago Chade, na região central do continente africano, perdeu 90% das águas usadas pelas comunidades locais desde 1960, devido ao impacto das mudanças climáticas e da irrigação excessiva.

Com a seca, as populações que habitam as margens do lago já não podem viver da pesca na superfície aquática que durante esse período passou de 25 mil km² para os atuais 2,5 mil km².

A declaração foi feita por agências das Nações Unidas que recebem apoio do governo britânico para impulsionar o Projecto Ready to Respond (Prontos para Responder).

A meta é atender as necessidades imediatas das comunidades locais que também sofrem com a escalada de violência e estão expostas a novas emergências.

As terras circundadas pelo lago que banha a Nigéria, o Níger, os Camarões e o Chade são marcadas por ações terroristas do grupo Boko Haram cujos ataques deslocaram 2,3 milhões de pessoas.

Ajuda

A violência, combinada com a seca crônica, a cólera e a pobreza estão entre os fatores por detrás da que é considerada uma das crises humanitárias mais complexas e severas do mundo atual.

Dos 17 milhões de habitantes do lago, cerca de 10,7 milhões precisam de ajuda.

O grupo de agências anunciou novos acordos de colaboração com parceiros, além de medidas para atuar melhor diante das crises que afetam a região.

Em três anos de operação com os fundos do Reino Unido, os quatro países receberam alimentos, equipamentos de comunicação e kits de educação infantil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"O que vai curar a economia é a vacinação", diz economista do setor de comércio brasileiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a previsão de crescimento do setor mesmo com o início da vacinação. Para discutir a questão, a Sputnik Brasil conversou com Fábio Bentes, …

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …