Mudanças climáticas levaram à seca de 90% do Lago Chade, na África, desde 1960

O Lago Chade, na região central do continente africano, perdeu 90% das águas usadas pelas comunidades locais desde 1960, devido ao impacto das mudanças climáticas e da irrigação excessiva.

Com a seca, as populações que habitam as margens do lago já não podem viver da pesca na superfície aquática que durante esse período passou de 25 mil km² para os atuais 2,5 mil km².

A declaração foi feita por agências das Nações Unidas que recebem apoio do governo britânico para impulsionar o Projecto Ready to Respond (Prontos para Responder).

A meta é atender as necessidades imediatas das comunidades locais que também sofrem com a escalada de violência e estão expostas a novas emergências.

As terras circundadas pelo lago que banha a Nigéria, o Níger, os Camarões e o Chade são marcadas por ações terroristas do grupo Boko Haram cujos ataques deslocaram 2,3 milhões de pessoas.

Ajuda

A violência, combinada com a seca crônica, a cólera e a pobreza estão entre os fatores por detrás da que é considerada uma das crises humanitárias mais complexas e severas do mundo atual.

Dos 17 milhões de habitantes do lago, cerca de 10,7 milhões precisam de ajuda.

O grupo de agências anunciou novos acordos de colaboração com parceiros, além de medidas para atuar melhor diante das crises que afetam a região.

Em três anos de operação com os fundos do Reino Unido, os quatro países receberam alimentos, equipamentos de comunicação e kits de educação infantil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …