Na Suécia, McDonald’s viram postos de carregamento para carros elétricos

Unindo o rentável ao sustentável, a rede McDonald’s na Suécia decidiu transformar 55 lanchonetes em pontos de abastecimento para veículos elétricos.

A iniciativa vai de encontro não só ao crescimento do uso de carros elétricos no país, mas também a uma demanda fundamental, já que uma pesquisa recente descobriu que para 48% da população sueca a dificuldade de encontrar um local para recarregar os automóveis é um impedimento para fazer a transição de veículos movidos a combustível fóssil para carros elétricos.

“Mais e mais suecos dirigem carros elétricos”, diz o letreiro no vídeo da campanha. “Mas os postos de gasolina investem mais na venda de comida do que em instalar estações de carregamento”.

Segundo a campanha, concebida pela agência Nord DDB, a ideia é que em breve todas as lanchonetes McDonald’s no país sejam transformadas também em postos de reabastecimento elétrico – e para consolidar o compromisso, a maior rede de fast food do mundo decidiu utilizar o que possuem de “mais icônico”: o clássico M do letreiro das lanchonetes, que ganhou aquela tradicional placa de preço de combustível indicando o valor dos lanches e também dos “minutos” para carregar os veículos.

O slogan da campanha – intitulada McCharge, algo como McCarregamento, em tradução livre – sugere a dimensão do impacto que empresas como o McDonald’s podem oferecer: “Grande o suficiente para fazer diferença”.

Segundo Christoffer Rönnblad, diretor de marketing da empresa no país, a iniciativa é parte de um longo histórico de envolvimento do McDonald’s com a infraestrutura de abastecimento das estradas suecas, mas também um incentivo para uma mudança urgente e fundamental.

“Mais e mais pessoas estão escolhendo viajar com veículos elétricos e nós queríamos ser parte desta tendência servindo como fonte de inspiração a boas escolhas. Nosso letreiro é uma nova e divertida encarnação de um jeito clássico de se fazer isso.”.

A Suécia é o nono maior mercado de carros elétricos no mundo, com cerca de 80 mil veículo registrados até 2018. Já a rede de lanchonetes McDonald’s possui atualmente no país 225 lanchonetes em funcionamento. Uma iniciativa idêntica vem sendo realizada também na Holanda, onde também toda a rede de lanchonetes será transformada em pontos de carregamento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …