NASA vai levar abelhas robóticas a Marte

(dv) Black Mirror / Netflix

É esperado que as abelhas marcianas substituam os rovers como veículos primários de exploração e possibilitem estudos mais detalhados e extensos do Planeta Vermelho.

A NASA desenvolve a ideia de levar para Marte um enxame de insetos robóticos, numa missão que visa explorar cantos e fissuras inacessíveis do nosso vizinho espacial.

A agência espacial dos Estados Unidos afirma que essas máquinas, conhecidas como “marsbees” – uma mistura das palavras “mars” (Marte) e “bees” (abelhas) –, terão aproximadamente o tamanho de uma abelha, mas com asas do tamanho de uma cigarra, o que lhes permitirá voar na atmosfera ultrafina do planeta, descreve a RT.

As abelhas serão equipadas com sensores e dispositivos sem fios para mapear e digitalizar potenciais sinais de vida.

Espera-se que os “marsbees” substituam os rovers como veículos primários de exploração e conduzam a estudos mais detalhados e extensos sobre Marte.

Os rovers operam atualmente na superfície do planeta e se movem muito lentamente. Sob o plano “marsbees”, será necessário apenas um rover para servir como ponto de carga para os novos robôs.

O projeto se encontra atualmente na sua primeira fase, com cientistas concentrados no desenho de asas, movimentos e peso para que depois possam flutuar e se mover na atmosfera marciana.

Para isso, o rendimento aerodinâmico dessas máquinas será testado em uma câmara de vácuo, na qual a densidade do ar será 100 vezes mais leve do que a da Terra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …