Uma expedição submarina russa descobriu o lendário navio a vapor, Boy Feddersen, afundado no ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. O navio, que pertencia às forças alemãs, foi afundado pela aviação soviética quando estava transportando tesouro roubado da península para o porto de Constança, Romênia.
Em maio deste ano, os investigadores esperam realizar uma análise mais aprofundada do descobrimento, bem como se é possível recapturá-lo para a superfície, informa o jornal Izvestia.
O navio a vapor Boy Feddersen foi construído em 1914 na Alemanha sob o nome de Anhalt. Em 1932, depois de ter pertencido aos espanhóis e ingleses, foi adquirido pela União Soviética, quando recebeu o nome Jarkov.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nazista tomou o navio ao invadir o porto de Nikolaevsky, onde os marinheiros do navio tentaram danificá-lo antes de abandoná-lo.
Em seguida, os alemães deram outro nome para o poderoso navio: Boy Feddersen.
Mas, em 10 de agosto de 1943, quando o Boy Feddersen e outros navios viajavam de Sabastopol, na Crimeia, para Constança, um grupo de aviões, submarinos e caças-bombardeiros atacaram o navio alemão.
Assim, um dia depois do ataque, o navio afundou perto da Crimeia a 90 metros de profundidade, onde se encontra há 74 anos. Talvez ele volte a ver a luz dia mais uma vez, saindo, assim, do repouso de anos.
// Sputnik News