Submarino da Alemanha nazista é encontrado no mar perto dos Açores

Investigadores alemães encontraram um submarino da época da 2ª Guerra Mundial afundado no Atlântico, perto dos Açores, 75 anos atrás, comunicou a Fundação Rebikoff-Niggeler.

A Fundação Rebikoff-Niggeler foi fundada em 1994 na Ilha do Faial, que faz parte do arquipélago dos Açores. Uma das principais atividades da fundação é o estudo do fundo marítimo. Além dos projetos de pesquisa, a fundação realiza a produção de documentários.

Segundo a entidade, os cientistas alemães Kirsten e Joachim Jakobson encontraram o submarino alemão U-581 em setembro do ano passado a 900 metros de profundidade, perto da Ilha do Pico.

Os destroços do submarino acolhem agora corais de água fria, o local se transformou em um recife artificial a grande profundidade.

A equipe de cientistas examinou o fundo marítimo usando um batiscafo LULA 1000. Esta descoberta atrai o interesse tanto dos historiadores como dos biólogos. Estes últimos poderão investigar como e em que condições se desenvolvem tais recifes.

Há 75 anos, na noite de 1 para 2 de fevereiro de 1942, o submarino entrou no porto da cidade portuguesa de Orta. Junto com outro submarino alemão, o U-581 tinha como objetivo afundar os navios de transporte britânicos, que na época já estavam danificados e planejavam sair do porto de madrugada.

Porém, o submarino alemão foi detectado pelo destróier britânico Westcott, que logo começou a perseguição. A sudoeste da Ilha do Pico, o destróier lançou torpedos contra o submarino, que atingiram sua parte traseira, em resultado do que o navio começou a deixar entrar água.

O comandante decidiu evacuar a tripulação e fazer afundar o submarino para que ele não ficasse nas mãos do inimigo. A tripulação era de 46 homens, sendo que 42 deles conseguiram se salvar, tendo os restantes ficado prisioneiros dos britânicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …