Submarino da Alemanha nazista é encontrado no mar perto dos Açores

Investigadores alemães encontraram um submarino da época da 2ª Guerra Mundial afundado no Atlântico, perto dos Açores, 75 anos atrás, comunicou a Fundação Rebikoff-Niggeler.

A Fundação Rebikoff-Niggeler foi fundada em 1994 na Ilha do Faial, que faz parte do arquipélago dos Açores. Uma das principais atividades da fundação é o estudo do fundo marítimo. Além dos projetos de pesquisa, a fundação realiza a produção de documentários.

Segundo a entidade, os cientistas alemães Kirsten e Joachim Jakobson encontraram o submarino alemão U-581 em setembro do ano passado a 900 metros de profundidade, perto da Ilha do Pico.

Os destroços do submarino acolhem agora corais de água fria, o local se transformou em um recife artificial a grande profundidade.

A equipe de cientistas examinou o fundo marítimo usando um batiscafo LULA 1000. Esta descoberta atrai o interesse tanto dos historiadores como dos biólogos. Estes últimos poderão investigar como e em que condições se desenvolvem tais recifes.

Há 75 anos, na noite de 1 para 2 de fevereiro de 1942, o submarino entrou no porto da cidade portuguesa de Orta. Junto com outro submarino alemão, o U-581 tinha como objetivo afundar os navios de transporte britânicos, que na época já estavam danificados e planejavam sair do porto de madrugada.

Porém, o submarino alemão foi detectado pelo destróier britânico Westcott, que logo começou a perseguição. A sudoeste da Ilha do Pico, o destróier lançou torpedos contra o submarino, que atingiram sua parte traseira, em resultado do que o navio começou a deixar entrar água.

O comandante decidiu evacuar a tripulação e fazer afundar o submarino para que ele não ficasse nas mãos do inimigo. A tripulação era de 46 homens, sendo que 42 deles conseguiram se salvar, tendo os restantes ficado prisioneiros dos britânicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …