A Mastercard anunciou um novo cartão de crédito que vai ler as impressões digitais do usuário, introduzindo uma camada de autenticação biométrica para pagamentos com cartão.
A norte-americana Mastercard está testando um chip e um cartão bancário PIN que inclui um leitor de impressão digital embutido. O objetivo é simples, garantir que todas as transações ocorram com segurança.
“Seja desbloqueando um smartphone ou fazendo compras online, impressões digitais estão ajudando a entregar conveniência adicional e segurança”, diz Ajay Bhalla, presidente da Mastercard, em comunicado.
De acordo com Bhalla, a empresa está pretendendo lançar o cartão ao grande público ainda este ano. “Estamos direcionados para o lançamento do consumidor até o final de 2017 por meio de emissores que optem por oferecer cartões biométricos”.
Para utilizar o cartão, o titular da conta precisa se dirigir a uma instituição financeira para cadastrar seus dados biométricos na operadora. Após cadastrada, a impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão.
O cartão está configurado para esperar a impressão digital para a autenticação de uma compra, mas ainda tem um PIN como um fall-back.
“Se o dedo é muito gorduroso ou suado e a biométrica não passar, o titular do cartão iria experimentar um pequeno atraso e, em seguida, o cartão pede para colocar seu PIN para concluir a transação”, explica o comunicado da empresa. “O PIN permite que os titulares usem o cartão nos caixas eletrônicos normalmente”.
Ainda sem data definida para o lançamento, o cartão foi testado na África do Sul e já tem testes planejados para os próximos meses na Europa e Ásia-Pacífico. Um lançamento completo em todo o mundo deve acontecer ainda neste ano.
Ciberia // Zigg