Sabe quando você sai para a balada e na hora de pagar a conta percebe que esqueceu o cartão de crédito? Pois é, em breve, esse problema será resolvido de forma mais fácil do que pedir dinheiro emprestado para os amigos.
Na China, já é possível pagar pelos baldes de frango frito do KFC por meio de reconhecimento facial. Sim, sem plástico ou dinheiro envolvido, o consumidor se aproxima de uma tela, escolhe o produto e pronto. O sistema reconhece seu rosto e você está pronto para saborear sua escolha.
Chamado de Smile to Pay (sorria para pagar, na tradução livre do inglês), o novo método de pagamento é uma iniciativa da gigante chinesa Alibaba em parceria com a Alipay, empresa especializada em pagamentos on-line.
Por enquanto, o sistema está em testes nas unidades do KFC na China. O rosto do consumidor é escaneado por uma câmera 3D e o sistema aplica um algoritmo de detecção de vivacidade, que evita fraude.
No vídeo de apresentação, o sistema consegue identificar a consumidora mesmo com uma peruca e também no meio de outras pessoas.
Essa tecnologia foi aplicada pela primeira vez em 2015, pelo CEO da Alibaba, Jack Ma. Durante uma apresentação, ele fez uma compra usando o Smile to Pay.
Ainda não é possível dizer se o reconhecimento facial é mais seguro do que sistemas que usam impressão digital. Ainda será necessário fazer mais testes para que uma tecnologia seja definida como padrão.
Mas os rumores de que o novo iPhone usará reconhecimento facial como modo de destravamento do celular indicam que esse é um caminho bem provável.
De qualquer forma, seja por meio do rosto escaneado ou da impressão digital, o certo é que em um futuro próximo ninguém mais vai precisar carregar uma carteira para comprar alguma coisa.
// CanalTech