Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Narendra Shrestha / EPA

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão.

Agora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos enfatiza que as pessoas não pegam o coronavírus com facilidade ao tocar superfícies e objetos.

Uma nova sessão na página do CDC sobre a Covid-19 deixa isso claro. Lá está a informação de que existe a possibilidade de que uma pessoa pegue a doença ao tocar superfícies e objetos com o vírus e depois tocar nariz, boca ou, possivelmente, os olhos. Isso não é suficiente para que essa seja a principal forma de propagação do vírus, mas o CDC acrescenta que continuamos aprendendo sobre a forma de propagação.

O novo coronavírus também não é transmitido facilmente entre animais e pessoas, embora existam alguns registros pelo mundo de animais infectados, incluindo gatos e cachorros.

O CDC informa que, aparentemente, o novo coronavírus pode passar de pessoas para animais em algumas situações e por isso recomenda tratá-los como outros membros da família. Isso inclui isolar pessoas doentes, manter distância de pelo menos dois metros em relação a outras pessoas e animais durante passeios e manter a higiene tanto pessoal quando do pet.

De acordo com o CDC acredita-se que o vírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa com contato próximo, menos de dois metros. Quando é possível entrar em contato com as gotículas produzidas por pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar. Essas gotas podem entrar em contato com boca e nariz ou serem inaladas. Pessoas assintomáticas também podem propagar o vírus, que está se espalhando com muita facilidade e de forma sustentada.

Manter a higiene

A porta-voz do CDC Kristen Nordlund falou ao Washington Post que a revisão no site foi realizada devido a uma análise internacional. Mas ela considera que a forma como entendem a transmissão não mudou.

Porque o contato entre pessoas já era considerado a principal forma de transmissão do novo vírus. Diversos exemplos mostram que o vírus se espalha com facilidade em lugares onde as pessoas vivem ou trabalham próximas umas às outras.

De acordo com o Washington Post, para a virologista da Columbia University Mailman School of Public Health, Angela Rasmussen, essa alteração do CDC preocupa, porque um problema persistente durante essa pandemia é a falta de clareza na mensagem de lideranças governamentais.

Essa nova informação poderia até resultar em redução na higiene das mãos. Para Rasmussen, não há mal em continuar com a higiene das mãos e superfícies, hábitos que ela pretende manter. O próprio site do CDC aconselha a higiene na prevenção da Covid-19.

Para que todos fiquem protegidos, vale lembrar, a melhor medida é evitar a exposição ao vírus, de acordo com o CDC. Para isso é importante manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e limpar e desinfetar com frequência as superfícies tocadas, orienta a entidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …