Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Narendra Shrestha / EPA

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão.

Agora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos enfatiza que as pessoas não pegam o coronavírus com facilidade ao tocar superfícies e objetos.

Uma nova sessão na página do CDC sobre a Covid-19 deixa isso claro. Lá está a informação de que existe a possibilidade de que uma pessoa pegue a doença ao tocar superfícies e objetos com o vírus e depois tocar nariz, boca ou, possivelmente, os olhos. Isso não é suficiente para que essa seja a principal forma de propagação do vírus, mas o CDC acrescenta que continuamos aprendendo sobre a forma de propagação.

O novo coronavírus também não é transmitido facilmente entre animais e pessoas, embora existam alguns registros pelo mundo de animais infectados, incluindo gatos e cachorros.

O CDC informa que, aparentemente, o novo coronavírus pode passar de pessoas para animais em algumas situações e por isso recomenda tratá-los como outros membros da família. Isso inclui isolar pessoas doentes, manter distância de pelo menos dois metros em relação a outras pessoas e animais durante passeios e manter a higiene tanto pessoal quando do pet.

De acordo com o CDC acredita-se que o vírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa com contato próximo, menos de dois metros. Quando é possível entrar em contato com as gotículas produzidas por pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar. Essas gotas podem entrar em contato com boca e nariz ou serem inaladas. Pessoas assintomáticas também podem propagar o vírus, que está se espalhando com muita facilidade e de forma sustentada.

Manter a higiene

A porta-voz do CDC Kristen Nordlund falou ao Washington Post que a revisão no site foi realizada devido a uma análise internacional. Mas ela considera que a forma como entendem a transmissão não mudou.

Porque o contato entre pessoas já era considerado a principal forma de transmissão do novo vírus. Diversos exemplos mostram que o vírus se espalha com facilidade em lugares onde as pessoas vivem ou trabalham próximas umas às outras.

De acordo com o Washington Post, para a virologista da Columbia University Mailman School of Public Health, Angela Rasmussen, essa alteração do CDC preocupa, porque um problema persistente durante essa pandemia é a falta de clareza na mensagem de lideranças governamentais.

Essa nova informação poderia até resultar em redução na higiene das mãos. Para Rasmussen, não há mal em continuar com a higiene das mãos e superfícies, hábitos que ela pretende manter. O próprio site do CDC aconselha a higiene na prevenção da Covid-19.

Para que todos fiquem protegidos, vale lembrar, a melhor medida é evitar a exposição ao vírus, de acordo com o CDC. Para isso é importante manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e limpar e desinfetar com frequência as superfícies tocadas, orienta a entidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …