Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Narendra Shrestha / EPA

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão.

Agora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos enfatiza que as pessoas não pegam o coronavírus com facilidade ao tocar superfícies e objetos.

Uma nova sessão na página do CDC sobre a Covid-19 deixa isso claro. Lá está a informação de que existe a possibilidade de que uma pessoa pegue a doença ao tocar superfícies e objetos com o vírus e depois tocar nariz, boca ou, possivelmente, os olhos. Isso não é suficiente para que essa seja a principal forma de propagação do vírus, mas o CDC acrescenta que continuamos aprendendo sobre a forma de propagação.

O novo coronavírus também não é transmitido facilmente entre animais e pessoas, embora existam alguns registros pelo mundo de animais infectados, incluindo gatos e cachorros.

O CDC informa que, aparentemente, o novo coronavírus pode passar de pessoas para animais em algumas situações e por isso recomenda tratá-los como outros membros da família. Isso inclui isolar pessoas doentes, manter distância de pelo menos dois metros em relação a outras pessoas e animais durante passeios e manter a higiene tanto pessoal quando do pet.

De acordo com o CDC acredita-se que o vírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa com contato próximo, menos de dois metros. Quando é possível entrar em contato com as gotículas produzidas por pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar. Essas gotas podem entrar em contato com boca e nariz ou serem inaladas. Pessoas assintomáticas também podem propagar o vírus, que está se espalhando com muita facilidade e de forma sustentada.

Manter a higiene

A porta-voz do CDC Kristen Nordlund falou ao Washington Post que a revisão no site foi realizada devido a uma análise internacional. Mas ela considera que a forma como entendem a transmissão não mudou.

Porque o contato entre pessoas já era considerado a principal forma de transmissão do novo vírus. Diversos exemplos mostram que o vírus se espalha com facilidade em lugares onde as pessoas vivem ou trabalham próximas umas às outras.

De acordo com o Washington Post, para a virologista da Columbia University Mailman School of Public Health, Angela Rasmussen, essa alteração do CDC preocupa, porque um problema persistente durante essa pandemia é a falta de clareza na mensagem de lideranças governamentais.

Essa nova informação poderia até resultar em redução na higiene das mãos. Para Rasmussen, não há mal em continuar com a higiene das mãos e superfícies, hábitos que ela pretende manter. O próprio site do CDC aconselha a higiene na prevenção da Covid-19.

Para que todos fiquem protegidos, vale lembrar, a melhor medida é evitar a exposição ao vírus, de acordo com o CDC. Para isso é importante manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e limpar e desinfetar com frequência as superfícies tocadas, orienta a entidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …