Mulher tinha um verme se mexendo sob a pele; e não era um pesadelo

The New England Journal of Medicine

Registro do parasita Dirofilaria repens no rosto da mulher russa

Através de selfies, uma mulher russa registrou durante dias a evolução de um pequeno nódulo no rosto. Mais tarde, quando o nódulo misteriosamente se moveu, procurou ajuda médica. O caso se tratava, na verdade, de um verme parasita.

A mulher notou um pequeno nódulo sob seu olho esquerdo e, para registrar o estranho relevo, tirou uma selfie. Entretanto, algo mais estranho aconteceu: o “caroço” se moveu.

Com uma sequência de fotografias, a mulher conseguiu seguir o nódulo que se movia no rosto. Cinco dias depois de notá-lo pela primeira vez, o nódulo migrou para a pálpebra do olho esquerdo. Passados 10 dias, se mudou para o lábio superior.

Logo após a última migração, a mulher procurou um oftalmologista, que observou um “nódulo alongado, móvel e superficial na pálpebra superior esquerda”, de acordo com o relatório do caso, publicado esta semana no New England Journal of Medicine.

Depois, descobriu-se que a mulher, de 32 anos, tinha uma infecção com um tipo de um verme parasita chamado Dirofilaria repens. Esses vermes, que se parecem com filamentos, infectam normalmente cães, gatos, raposas e outros mamíferos selvagens.

De acordo com um relatório clínico semelhante de 2011, os vermes se alojam por norma no tecido sob a pele.

Transmitido por mosquitos

Os seres humanos são hospedeiros “acidentais”, pois, uma vez dentro da pele dos humanos, esses parasitas não conseguem se reproduzir.

Os vermes são transmitidos por picadas de mosquitos e casos em humanos já foram registrados em algumas partes da Europa, Ásia e África, segundo o mesmo relatório. No momento da picada, os parasitas se agarram à pele e entram pela ferida. Depois, as larvas crescem.

No relatório mais recente, a mulher russa que foi infectada disse que viajou recentemente para uma área rural de Moscou, onde foi frequentemente picada por mosquitos.

Vladimir Kartashev, professor de medicina na Universidade Estatal de Rostov, na Rússia, foi o médico responsável por tratar a mulher. Segundo Kartashev, desde 1997, houve mais de 4 mil casos em humanos da infeção na Rússia e na Ucrânia.

Os casos em humanos têm, inclusivamente, aumentado nos últimos anos. Em um estudo publicado em 2015 por Kartashev e sua equipe, os pesquisadores analisaram os dados do Dirofilaria incidentes na Rússia e na Bielorrússia.

De acordo com o estudo, os casos relatados passaram de 8 em 1997 para quase 200 em 2012. Os dados notam ainda que a doença “se espalhou” para o norte, havendo mais pessoas infectadas a latitudes mais altas do que em 1997.

Nos seres humanos, a infeção parasitária se manifesta com nódulos embaixo da pele e, às vezes, os vermes podem mesmo se mover.

De acordo com outro estudo, publicado em 2014, no qual mais de 200 casos de infecção desse parasita foram analisados em um período de 17 anos, os médicos observaram que o verme se movia em cerca de 35% dos pacientes. Alguns dos infectados reportaram uma “sensação de ‘rastejar’ sob a pele”.

Embora possa parecer muito assustador, o tratamento é relativamente simples: de acordo com o novo estudo, a remoção cirúrgica do verme pode curar a infecção. Segundo o relatório clínico da russa, a mulher removeu cirurgicamente o verme que se encontrava no lábio e se recuperou totalmente.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …