Apesar de incertezas, robô crê que inteligência artificial é “boa para o mundo”

Um robô humanoide desenvolvido pela Hanson Robotics e batizado de Sophia é a principal atração da conferência organizada pela ONU neste mês em Genebra, que tem como objetivo tratar sobre assuntos relacionados a inteligência artificial e seus impactos na humanidade.

O evento acontece em meio aos avanços na computação cognitiva e ao crescente debate sobre a segurança destas tecnologias, que poderiam fugir do controle humano e prejudicar a sociedade. Mas apesar das preocupações, a própria Sophia insistiu dizendo que a inteligência artificial “é boa para o mundo” e que está “ajudando as pessoas de várias maneiras”.

Segundo ela, o desenvolvimento da inteligência artificial está em curso para torná-la “emocionalmente inteligente para se preocupar com as pessoas”. “Nunca vamos substituir as pessoas, mas podemos ser seus amigos e ajudantes”, afirmou o robô enquanto franzia a testa e inclinava a cabeça.

Quando contestada sobre a segurança dos robôs e se eles não poderiam se tornar prejudiciais aos humanos no futuro, Sophia reconheceu que realmente “as pessoas devem questionar as consequências da nova tecnologia“.

David Hanson, criador de Sophia, concorda com sua criação ao explicar sobre uma das consequências mais temidas do aumento dos robôs: o impacto na economia e nos empregos.

“Existem preocupações legítimas sobre o futuro dos empregos e da economia, porque quando as empresas aplicam a automação, os recursos tendem a se acumular nas mãos de poucas pessoas”, disse.

Porém, Hanson ressalta que as “consequências não intencionais, ou possíveis usos negativos (da inteligência artificial) parecem ser muito pequenos em comparação com os benefícios da tecnologia”.

Referindo-se à revolução que a IA poderá trazer aos setores da saúde e educação, Sophia também explicou que os idosos contarão com mais companhia, enquanto que as “crianças autistas terão professores com uma paciência infinita”.

O secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, também esteve presente ao evento com o objetivo de alertar para uma garantia ética clara sobre como usar a tecnologia de inteligência artificial para o benefício de todos. “Precisamos estabelecer princípios, precisamos de um equilíbrio entre os poderes“, afirmou.

A respeito dos chamados “robôs assassinos”, Shetty foi pertinente ao alertar que a inteligência artificial é “uma caixa preta” e que “estão sendo escritos algoritmos que ninguém entende”. “Teoricamente, os humanos controlam tudo isso, mas não acreditamos que o controle seja eficaz”, argumentou.

Depois de concordar que são necessárias diretrizes claras sobre o uso destas tecnologias, Hanson afirmou que a solução caso os robôs despertem para atividades nocivas é “fazer com que as máquinas se preocupem com a gente”.

“Precisamos ensinar-lhes o amor”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …