Experimento de fusão nuclear com armas de plasma está quase pronto

(dr) T. Sunn Pedersen et al / Max Planck Institute for Plasma Physics

A montagem do Experimento de Revestimento de Plasma no Laboratório Nacional de Los Alamos tem bom andamento com a instalação de 18 das 36 pistolas de plasma previstas. Esta representa uma abordagem ambiciosa para conseguir realizar fusão nuclear controlada.

As pistolas de plasma foram montadas em uma câmara esférica e disparam jatos supersônicos de gás ionizado. Os disparos no interior da câmara comprimem e aquecem um alvo central de gás que serve de combustível de fusão.

Atualmente, experimentos realizados com as pistolas de plasma já instaladas fornecem informações fundamentais para criar simulações de jatos de plasma em colisão. Essas informações são essenciais para compreender e desenvolver outros esquemas de fusão controlada.

A maioria dos experimentos de fusão utilizam fortes campos magnéticos para conter a fusão de plasma, ou confinamento inercial, que utiliza calor e compressão para criar condições para a fusão. O Experimento de Revestimento de Plasma combina os dois métodos. Essa opção, embora menos madura do ponto de vista tecnológico, pode oferecer um caminho para o desenvolvimento de reator de fusão mais barato e menos complexo.

Outra vantagem do Experimento de Revestimento de Plasma está relacionada ao combustível de fusão e ao revestimento, que são inicialmente injetados como gás. Os jatos de plasma estão posicionadas relativamente longe do combustível. Assim, a máquina pode ser acionada rapidamente sem danificar seus componentes ou precisar que alvos usinados sejam substituídos, gerando alto custo.

O cientista do laboratório Experimental Physics Group, Samuel Langendorf, lidera a montagem do experimento. A expectativa é de completar a instalação das pistolas faltantes em 2020. Em 2019 continuam a ser realizados experimentos com as 18 já instaladas, no formato hemisférico.

A expectativa é de que até o final do próximo ano possam ser realizados experimentos esféricos. Isso permitirá medir a escala do golpe de aríete na estagnação e a uniformidade do revestimento. Essas são métricas importantes em relação ao desempenho do revestimento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …