Falsa viúva-negra devora e mumifica lagarto nativo da Irlanda

sankax / Flickr

Falsa viúva-negra

Pela primeira vez, uma falsa viúva-negra foi flagrada devorando um lagarto na Irlanda – especificamente, um exemplar do único lagarto nativo da ilha.

Um cidadão irlandês encontrou uma falsa viúva-negra (Steatoda nobilis), ao lado de um pequeno lagarto morto no jardim de casa, em Dublin, na Irlanda. No país, o Zootoca vivipara, conhecido como lagarto comum, é uma espécie protegida.

O animal estava parcialmente envolvido na seda lançada pela aranha, que aparentemente se alimentava do réptil. Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda, o lagarto ficou “completamente mumificado“.

“O que observamos é que o lagarto estava completamente ‘embrulhado’, da mesma forma que uma aranha envolveria sua presa”, explicou em declarações à BBC.

“O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não restava nada do réptil, exceto pele e ossos. A aranha devorou apenas a carne”. A falsa viúva-negra se alimentou do lagarto pelo pescoço: “As aranhas mordem suas presas na área do pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central“, sustentou.

A digestão da aranha é extracorpórea, ou seja, acontece fora do seu corpo. “É bem repulsivo, mas é muito interessante”, aponta o zoólogo.

“Primeiro a aranha utiliza o colmilho – uma espécie de garra – para injetar o veneno da presa. Depois, perfura a pele da vítima, lançando enzimas digestivas no seu corpo. Com estas enzimas, todos os órgãos da presa se transformam em uma espécie de caldo, que a aranha suga”.

“E foi assim que o lagarto ficou completamente mumificado”, concluiu.

Falsa viúva-negra chegou à Irlanda há 20 anos

De acordo com Dugon, a falsa viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há cerca de 20 anos e quase passou despercebida. Este fenômeno de “mumificação” foi registrado em maio de 2017, mas só agora o estudo foi publicado na Biology and Environment Journal.

Por norma, são os lagartos que se alimentam de aranhas e, por isso, o acontecimento já é insólito por si só. “É a primeira vez que registramos um aracnídeo se alimentando de um animal vertebrado na Irlanda”, afirmou Dugon.

“É um excelente exemplo de como uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar durante 20 anos, e, quando começamos a notá-la, provavelmente já é tarde demais.”

De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as falsas viúvas-negras chegaram à Inglaterra em 1870. São as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registradas mortes no Reino Unido recorrentes da sua picada.

Essas aranhas se alimentam de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas. A espécie prefere lugares quentes e escuros.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …