Falsa viúva-negra devora e mumifica lagarto nativo da Irlanda

sankax / Flickr

Falsa viúva-negra

Pela primeira vez, uma falsa viúva-negra foi flagrada devorando um lagarto na Irlanda – especificamente, um exemplar do único lagarto nativo da ilha.

Um cidadão irlandês encontrou uma falsa viúva-negra (Steatoda nobilis), ao lado de um pequeno lagarto morto no jardim de casa, em Dublin, na Irlanda. No país, o Zootoca vivipara, conhecido como lagarto comum, é uma espécie protegida.

O animal estava parcialmente envolvido na seda lançada pela aranha, que aparentemente se alimentava do réptil. Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda, o lagarto ficou “completamente mumificado“.

“O que observamos é que o lagarto estava completamente ‘embrulhado’, da mesma forma que uma aranha envolveria sua presa”, explicou em declarações à BBC.

“O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não restava nada do réptil, exceto pele e ossos. A aranha devorou apenas a carne”. A falsa viúva-negra se alimentou do lagarto pelo pescoço: “As aranhas mordem suas presas na área do pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central“, sustentou.

A digestão da aranha é extracorpórea, ou seja, acontece fora do seu corpo. “É bem repulsivo, mas é muito interessante”, aponta o zoólogo.

“Primeiro a aranha utiliza o colmilho – uma espécie de garra – para injetar o veneno da presa. Depois, perfura a pele da vítima, lançando enzimas digestivas no seu corpo. Com estas enzimas, todos os órgãos da presa se transformam em uma espécie de caldo, que a aranha suga”.

“E foi assim que o lagarto ficou completamente mumificado”, concluiu.

Falsa viúva-negra chegou à Irlanda há 20 anos

De acordo com Dugon, a falsa viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há cerca de 20 anos e quase passou despercebida. Este fenômeno de “mumificação” foi registrado em maio de 2017, mas só agora o estudo foi publicado na Biology and Environment Journal.

Por norma, são os lagartos que se alimentam de aranhas e, por isso, o acontecimento já é insólito por si só. “É a primeira vez que registramos um aracnídeo se alimentando de um animal vertebrado na Irlanda”, afirmou Dugon.

“É um excelente exemplo de como uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar durante 20 anos, e, quando começamos a notá-la, provavelmente já é tarde demais.”

De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as falsas viúvas-negras chegaram à Inglaterra em 1870. São as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registradas mortes no Reino Unido recorrentes da sua picada.

Essas aranhas se alimentam de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas. A espécie prefere lugares quentes e escuros.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …