Falsa viúva-negra devora e mumifica lagarto nativo da Irlanda

sankax / Flickr

Falsa viúva-negra

Pela primeira vez, uma falsa viúva-negra foi flagrada devorando um lagarto na Irlanda – especificamente, um exemplar do único lagarto nativo da ilha.

Um cidadão irlandês encontrou uma falsa viúva-negra (Steatoda nobilis), ao lado de um pequeno lagarto morto no jardim de casa, em Dublin, na Irlanda. No país, o Zootoca vivipara, conhecido como lagarto comum, é uma espécie protegida.

O animal estava parcialmente envolvido na seda lançada pela aranha, que aparentemente se alimentava do réptil. Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda, o lagarto ficou “completamente mumificado“.

“O que observamos é que o lagarto estava completamente ‘embrulhado’, da mesma forma que uma aranha envolveria sua presa”, explicou em declarações à BBC.

“O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não restava nada do réptil, exceto pele e ossos. A aranha devorou apenas a carne”. A falsa viúva-negra se alimentou do lagarto pelo pescoço: “As aranhas mordem suas presas na área do pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central“, sustentou.

A digestão da aranha é extracorpórea, ou seja, acontece fora do seu corpo. “É bem repulsivo, mas é muito interessante”, aponta o zoólogo.

“Primeiro a aranha utiliza o colmilho – uma espécie de garra – para injetar o veneno da presa. Depois, perfura a pele da vítima, lançando enzimas digestivas no seu corpo. Com estas enzimas, todos os órgãos da presa se transformam em uma espécie de caldo, que a aranha suga”.

“E foi assim que o lagarto ficou completamente mumificado”, concluiu.

Falsa viúva-negra chegou à Irlanda há 20 anos

De acordo com Dugon, a falsa viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há cerca de 20 anos e quase passou despercebida. Este fenômeno de “mumificação” foi registrado em maio de 2017, mas só agora o estudo foi publicado na Biology and Environment Journal.

Por norma, são os lagartos que se alimentam de aranhas e, por isso, o acontecimento já é insólito por si só. “É a primeira vez que registramos um aracnídeo se alimentando de um animal vertebrado na Irlanda”, afirmou Dugon.

“É um excelente exemplo de como uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar durante 20 anos, e, quando começamos a notá-la, provavelmente já é tarde demais.”

De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as falsas viúvas-negras chegaram à Inglaterra em 1870. São as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registradas mortes no Reino Unido recorrentes da sua picada.

Essas aranhas se alimentam de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas. A espécie prefere lugares quentes e escuros.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …