Primeiro reator de fusão nuclear do mundo poderá dar energia limpa e barata para todos

Trinta e cinco países estão trabalhando em conjunto para construir o primeiro reator de fusão nuclear em larga escala do mundo.

Se bem sucedidos, seus esforços poderiam ajudar os seres humanos a finalmente aproveitar todas as vantagens dessa “energia verde infinita”.

Os sete principais parceiros do International Thermonuclear Experimental Reactor, ITER – Europa, Estados Unidos, China, Índia, Japão, Rússia e Coréia do Sul – lançaram o projeto há 10 anos com planos para aquecer o primeiro plasma até 2020, e atingir a fusão completa em 2023.

Agora, de acordo com Bernard Bigot, novo chefe do ITER e ex-chefe para energia nuclear da agência estatal francesa CEA, os prazos foram alterados para obter o primeiro plasma até dezembro de 2025, e potência máxima até 2035.

Fusão nuclear

Na fusão nuclear, os núcleos dos átomos colidem uns nos outros, liberando enormes quantidades de energia. Ela é muito mais poderosa do que as reações utilizadas em instalações nucleares atuais, e não produz resíduos radioativos ou gases com efeito de estufa.

Isso é principalmente porque ela é alimentada por um tipo de hidrogênio pronto para ser extraído a partir da água, tornando-se uma fonte de energia ilimitada e com pouco impacto ao meio-ambiente.

O reator está em construção no sul da França, e ao mesmo tempo que o ritmo de construção acelera, explica a Reuters, também aumenta o seu custo, atualmente no exorbitante valor estimado de US$ 20 bilhões. O orçamento do projeto já quadruplicou ao longo do período de planejamento de uma década.

Fusão nuclear sustentada nunca foi realizada em grande escala antes.

Enquanto alguns céticos dizem que o ITER não vai virar nada ou que não conseguirá ter escala, os engenheiros envolvidos na construção do reator esperam que ele se torne totalmente operacional em 20 anos.

Energia limpa e barata para todos: sonho impossível ou apenas inconveniente para alguns?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rara cobra de duas cabeças encontrada na Florida

O que tem dois cérebros, nenhuma perna e a melhor foto de perfil no Facebook? Com certeza esta rara cobra de duas cabeças recentemente descoberta por um gato doméstico em Palm Harbor, Flórida, EUA. A família …

Segunda onda no Brasil pode vir a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de diminuição dos casos, epidemia do coronavírus não acabou no Brasil e segunda onda da COVID-19 pode acontecer a qualquer momento, disse médica à Sputnik Brasil. Na terça-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância …

Marido de Isabel dos Santos morreu no Dubai

Morreu nesta quinta-feira no Dubai o marido da empresária angolana Isabel dos Santos, o empresário congolês Sindika Dokolo, segundo confirmou à agência noticiosa Lusa, uma fonte ligada à família. A imprensa congolesa indicou há algumas …

Brasileira é uma das três vítimas do atentado em Nice

Uma brasileira está entre as três vítimas do atentado com faca ocorrido na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29/10), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que a …

Governo do Catar se desculpa por exames ginecológicos forçados feitos em aeroporto

O Catar fez nesta quarta-feira (28) um mea culpa pelos exames ginecológicos forçados a que foram submetidas várias mulheres no aeroporto de Doha. Os testes foram realizados com o objetivo de encontrar a mãe …

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …

Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de …

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …