Número de mortes por covid-19 nos EUA passa de 250 mil

Narendra Shrestha / EPA

Os Estados Unidos ultrapassaram a trágica marca de 250 mil mortes por covid-19 nesta quarta-feira (18/11), segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Nas últimas 24 horas, a instituição registrou mais de 1.300 novos óbitos.

Também foram contabilizados mais 137 mil casos da doença nesta quarta-feira, elevando o total para 11,48 milhões.

Em março, o Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e integrante da força-tarefa para combater a pandemia, havia previsto que a pandemia poderia provocar a morte de até 240 mil americanos.

O país já ultrapassou essa marca, e ainda não há um fim à vista.

Especialistas apontam que, nesse ritmo, o país poderá em breve registrar 2 mil mortes por dia ou mais, igualando ou ultrapassando o pico da doença durante a primavera (norte). O dia mais mortal da pandemia nos Estados Unidos foi 15 de abril, quando o número diário de vítimas registrado chegou a 2.752. Especialistas citados pelo jornal New York Times apontam ainda que mais 100 mil a 200 mil americanos poderão morrer nos próximos meses. Nesta segunda onda, a doença tem se espalhado com mais força pelo interior do país, o que não havia ocorrido no primeiro pico da doença.

A marca de 250 mil mortes é maior do que o número de perdas de militares americanos em praticamente todos os conflitos já enfrentados pelo país, com exceção da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Civil.

Os EUA são de longe o país mais afetado pela pandemia no mundo, à frente da Índia e do Brasil. O número de hospitalizações por coronavírus também vem crescendo de maneira alarmante no país, ultrapassando a marca de 76 mil na terça-feira, o maior número desde o início da pandemia.

O crescimento da pandemia nos EUA tem ocorrido paralelamente à crise política no país. O presidente Donald Trump, que foi derrotado nas eleições do início de novembro, tem se recusado a reconhecer Joe Biden como presidente eleito e, consequentemente, negado acesso a dados da pandemia pela equipe do democrata.

Em seu discurso de vitória, Biden disse que pretende fazer do combate à doença uma prioridade do seu governo, em contraste com Trump, que minimizou frequentemente a doença e pessoalmente fez pouco caso de recomendações de distanciamento pessoal, além de propagandear tratamentos duvidosos para tratar os infectados.

Na terça-feira, Membros de diversas associações médicas dos Estados Unidos fizeram um apelo, por meio de uma carta aberta, para que Trump compartilhe dados cruciais da pandemia com a equipe de transição do presidente eleito Joe Biden.

Nova York fecha escolas

Em meio ao aumento de casos no país, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse nesta quarta que a cidade fechará suas escolas públicas a partir de amanhã como “precaução”, devido ao aumento dos casos de covid-19.

De Blasio escreveu no Twitter que a cidade atingiu uma taxa de 3% de contágios entre as pessoas testadas em um período de sete dias, o limite estabelecido pelo município para reverter o processo de abertura escalonada de escolas.

“Devemos combater a segunda onda da covid-19”, afirmou o prefeito em uma breve mensagem divulgada após ele desistir de comparecer à entrevista coletiva que ele concede diariamente.

As autoridades nova-iorquinas tinham anunciado, durante o verão, que as escolas voltariam a fechar se 3% de todos os testes feitos para detectar a presença do SARS-CoV-2 na cidade tivessem resultado positivo.

A taxa de infecções contabilizadas aproximou-se desta porcentagem na última semana. Nova York tem mais de um milhão de estudantes no ensino público, que agora continuarão os estudos de maneira remota. Até o final de outubro, apenas 25% dos estudantes tinha regressado às aulas presenciais, uma porcentagem mais baixa do que aquela prevista pelas autoridades nova-iorquinas.

O regresso às aulas presenciais havia ocorrido em fases: em 21 de setembro para as creches e estudantes com necessidades especiais, em 29 de setembro para o ensino básico e 1 de outubro para o secundário. Apesar da reabertura, mais de 1.000 estabelecimentos de ensino permaneceram temporariamente fechados durante este período, devido à detecção de casos de covid-19 e ao aumento do número de infecções em várias regiões da cidade.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …