“Erro humano”: número de mortos chega a 39 após colapso de ponte em Gênova

Vigili del Fuoco

A delegação de governo em Gênova, no noroeste da Itália, elevou nesta quarta-feira (15) para 39 o número de mortos por consequência do desabamento ocorrido nesta terça de um trecho de uma ponte na cidade italiana, evento que também deixou 16 feridos.

A delegação acrescentou que, entre os mortos, 37 já foram identificados, enquanto outros dois ainda estão sendo submetidos a exames de DNA. O número de feridos se mantém em 16 e 12 deles permanecem em estado grave.

O acidente ocorreu por volta do meio-dia local (7h em Brasília) desta terça-feira (14), quando um trecho de aproximadamente 100 metros da ponte Morandi, que tem um quilômetro de extensão e uma altura de 90 metros, veio abaixo e soterrou vários veículos sob os escombros.

As equipes de emergência seguem trabalhando no local e tentam retirar os escombros o mais rápido possível, um trabalho complicado que previsivelmente se prolongará durante os próximos dias, adiantou a Cruz Vermelha em uma nota.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, seguiu nesta terça para Gênova a fim de avaliar a situação, enquanto nesta quarta chegaram o vice-presidente e o ministro do Trabalho, Luigi Di Maio, e o ministro de Infraestrutura, Danilo Toninelli.

Espera-se que nas próximas horas também chegue a Gênova o ministro do Interior e líder do partido de extrema-direita Liga (antiga Liga Norte), Matteo Salvini, que também é vice-presidente do Executivo.

Toninelli exigiu a saída dos diretores da companhia Austostrade per l’Italia, responsável pela gestão da ponte, enquanto a concessionária assegurou em comunicado que o viaduto estava submetido a controles periódicos, como previsto na legislação do país.

Luca Zennaro / EPA

Procurador de Gênova diz que “foi erro humano”

A Procuradoria de Gênova abriu um inquérito por negligência e homicídio múltiplo. “Não foi uma fatalidade, foi erro humano“, disse aos jornalistas o procurador principal de Gênova, Francesco Cozzi, após visita à região da ponte que colapsou.

Temos que responder apenas a uma questão – por que isso aconteceu? Esta é a nossa tarefa e devemos fazer todo o necessário para encontrar a resposta”, disse o procurador, que anunciou a abertura de um inquérito por negligência e homicídio múltiplo.

“Quando terminar a fase da busca de vítimas e de eventuais desaparecidos, o inquérito entrará em outra fase, e serão analisados todos os aspectos relativos à proteção, realização de trabalhos e manutenção da ponte”, acrescentou o magistrado.

“Sabemos que foram feitas declarações no passado e que agora serão aprofundadas, como aquelas, em 2012, que diziam que a estrutura estaria em colapso no fim de 10 anos”, disse Cozzi. “Temos que entender se foram políticas polêmicas ou afirmações de fontes qualificadas com base em dados”, concluiu o procurador.

O vice-primeiro-ministro Mateo Salvini, por sua vez, declarou no Twitter que iria “trabalhar para identificar os culpados deste desastre, que não ficarão impunes“.

“Os responsáveis por esse desastre têm nome e sobrenome, e vão pagar, vão pagar tudo, vão pagar caro”, afirmou o vice-primeiro-ministro italiano.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …