As imagens divulgadas pela polícia de Gênova mostram o momento da queda da ponte Morandi, que deixou 43 mortos, sob dois ângulos diferentes.
Segundo o Expresso, o vídeo divulgado pela polícia de Gênova testemunha o momento em que uma parte do tabuleiro da ponte Morandi, na cidade itaniana de Gênova, ruiu.
Sob dois ângulos diferentes, as imagens recolhidas pelo sistema de vigilância mostram o temporal que se abatia no momento da tragédia, com pessoas a correr para se abrigar da chuva.
A queda da ponte provocou 43 mortes. Na madrugada desta segunda-feira (20), residentes da região a leste do viaduto escutaram ruídos, o que levou as equipes de resgate e de limpeza dos escombros a decidir, por precaução, o cancelamento das operações, escreve ainda o semanário.
O governo italiano exigiu a demissão da direção da empresa Autostrade per l’Italia, filial da Atlantia e responsável pela gestão da ponte Morandi, bem como atribuiu parte da responsabilidade da tragédia às restrições orçamentais impostas pela União Europeia.
De acordo com o Diário de Notícias, o anterior Executivo, liderado pelo ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, já tinha sido informado, em fevereiro, das fragilidades da ponte.
Um estudo da própria Autostrade per L’Italia, divulgado nesta segunda pela revista L’Espresso, revelou que os pilares que sustentavam a construção tinham perdido 20% da capacidade de resistência.
“Foram encontrados alguns aspectos questionáveis sobre a resistência do cimento”, podia-se ler no documento da concessionária da A10, citado pelo diário, acrescentando a mesma publicação que “nem a empresa concessionária nem o Ministério dos Transportes consideraram ter que limitar o tráfego, desviar os veículos pesados, reduzir as faixas de rodagem ou limitar o a velocidade”.
Riccardo Morandi, o nome do engenheiro que projetou a ponte, tem uma vasta obra na qual aplicou técnicas que, na primeira parte do século XX, eram inovadoras, no uso do concreto armado. Com obras espalhadas pela Itália e por todo o mundo, a Ponte General Rafael Urdaneta, na Venezuela, e a Ponte Wadi el Kuf, na Líbia, ganharam o troféu das mais icônicas. No entanto, ambas já passaram por sérios problemas.
Ciberia // ZAP