Trata-se do aeroporto de Santa Helena, uma ilha tão remota e isolada, que foi considerada por Napoleão Bonaparte um lugar apropriado para viver depois do exílio e onde acabou morrendo em 1821.
No sábado (14), o “aeroporto mais inútil do mundo” recebeu o primeiro voo comercial e, é importante destacar, regular. Para o aeroporto na ilha britânica de Santa Helena, uma das mais isoladas do planeta, a abertura da via aérea, que deve melhorar as ligações da ilha e impulsionar o turismo, foi um grande acontecimento, ao qual apareceram muitos jornalistas para participar da inauguração.
O voo SA8131 da companhia aérea sul-africana Airlink partiu de Joanesburgo e pousou na remota ilha depois de fazer uma escala em Windhoek, na Namíbia. De acordo com o site da companhia aérea, a partir de agora a companhia vai operar voos semanais, de seis horas de duração, todos os sábados.
Santa Helena está agora ligada a Joanesburgo e à capital sul-africana, a Cidade do Cabo, de uma forma mais rápida, já que antes eram precisos vários dias de barco para chegar lá. Os preços dos bilhetes oscilam entre os 1.068 e 2.107 dólares.
A companhia aérea irá usar para estes voos aviões Embraer E 190-100IGW, que transportam apenas 68 passageiros.
A Airlink optou por estas aeronaves menores e menos populares do que os aviões Boeing 737 para reduzir riscos, já que o aeroporto de Santa Helena é um dos mais perigosos do mundo. Em causa, estão os ventos que sopram em direções opostas ou com velocidades diferentes.
O Governo britânico decidiu construir o aeroporto, que teve um custo aproximado de quase 285 milhões de libras, para dar mais acessibilidade à ilha vulcânica de 4.500 habitantes entre o continente africano e a América do Sul e para que mais turistas possam visitar o lugar.
Foi aqui que, após ter sido exilado em 1815 e depois de dez semanas de viagem, o imperador francês Napoleão Bonaparte decidiu viver e acabou morrendo, em 1821.
Ciberia // ZAP
Opa, o detalhe é que o avião que pousou não é um EMB190… esse tem asa baixa e duas turbinas e o que pousou tem asa alta e quatro turbinas. Alguém se enganou…