O Brasil se despede de Pelé

Ivan Storti / Santos FC

Milhares de pessoas comparecem ao velório no estádio da Vila Belmiro. Amigos, familiares, ex-jogadores e admiradores prestam últimas homenagens ao grande ídolo no gramado onde ele brilhou durante muitos anos.

Em Santos, a fila para acompanhar o velório de Edson Arantes do Nascimento se estendia por quase dois quilômetros. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (02/01), milhares de pessoas aguardavam para se despedir de Pelé no estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro do Santos Futebol Clube, um lugar onde ele se sentia em casa.

Uma cobertura foi armada no centro do gramado, onde familiares podiam receber amigos e pessoas próximas do rei do futebol, enquanto seus admiradores e fãs entravam e saiam por um corredor lateral, atravessando o campo onde o maior jogador de futebol de todos os tempos brilhou durante 18 anos.

Pelé chegou à Vila Belmiro aos 15 anos de idade e conquistou mais de 20 títulos pelo Santos, incluindo duas Copas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, dez paulistas e três torneios Rio-São Paulo.

Alguns de seus companheiros nessa trajetória vitoriosa foram se despedir do amigo, entre estes, Lima, Manoel Maria e Clodoaldo, que também atuou ao lado de Pelé na seleção brasileira tricampeã do mundo em 1970.

Ex-ídolos do Santos de outras épocas também estiveram presentes, como Serginho, Zé Roberto, Elano, João Paulo, Narciso, Léo, além do filho de Pelé, Edinho, que também jogou como goleiro da equipe da Baixada Santista.

Os jogadores da equipe atual do Santos estiveram na Vila. O atacante venezuelano Yeferson Soteldo, que joga atualmente com o número 10 nas costas, disse que sempre teve respeito por essa camisa, e que, a partir de agora, sua responsabilidade é muito maior.

O amigo de Pelé e ídolo do futebol alemão Franz Beckenbauer, se recupera de problemas de saúde e não pôde comparecer. “Vou acompanhar meu amigo de coração. Ele era como um irmão. Uma amizade assim dura a vida toda”, disse ex-jogador ao jornal alemão Bild. Ambos jogaram juntos no New York Cosmos, a última equipe que Pelé defendeu antes de se aposentar de vez do futebol.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também esteve na Vila para prestar suas homenagens ao rei. Ele exaltou o legado do maior camisa 10 da história e disse que vai pedir a todos os países do mundo que tenham ao menos um de seus estádios de futebol com o nome de Pelé.

O velório estava previsto para seguir pela madrugada adentro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve comparecer ao local na manhã desta terça-feira.

Após o encerramento do velório, um cortejo fúnebre seguirá pelas ruas da cidade até o cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica. O sepultamento será reservado apenas para os familiares.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …