Filha de Pelé apresenta em Paris projeto de documentário sobre futebol feminino

Valter Campanato / ABr

Pelé

Ela cresceu no mundo do esporte, mas foi na área do desenvolvimento sustentável que Kelly Nascimento-DeLuca resolveu apostar desde jovem. De passagem pela capital francesa, ela participou do evento Global Sports Week, no Carrousel do Louvre, onde falou sobre sua nova empreitada de explorar as dores e as vitórias de uma jogadora de futebol brasileira.

“Warriors of the Beautiful Game” – sem tradução em português – acompanha a trajetória de uma menina de Salvador pelos gramados, até conquistar uma vaga em times norte-americanos.

“É um documentário sobre o estado do futebol feminino e a sua história, seguindo a vida de Laís, uma jogadora de Salvador até a sua ida para atuar em Nova York e na Flórida. É muito interessante, abordando a loucura do futebol feminino”, diz a documentarista.

Filha de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, Kelly mudou-se para os Estados Unidos na década de 1970.

“Nós mudamos para os Estados Unidos em 1974/75 quando o meu pai foi jogar no Cosmos. E eu fui para a escola da ONU. Desde então, eu comecei a aprender coisas que outras crianças não têm a chance de aprender”, conta.

“Eu fui para uma escola com meninos e meninas de outros países e a gente aprendia os problemas e as belezas do mundo inteiro. Ao sair de lá eu fui para a Parsons (escola de design) onde estudei artes gráficas e fotografia e eu sempre tentei trabalhar com projetos de impacto sustentável”, completa.

Dessa vez, Kelly se dedica a contar as dificuldades vividas por atletas do futebol feminino.

“Eu sempre soube que a Marta deveria ser tão famosa no mundo quanto o meu pai foi, mas não é assim”, compara. “Eu acho que o exemplo das mulheres nos Estados Unidos é muito importante, porque você pode fazer muitas coisas. Pelo menos para dar um jeito para que essas mulheres, atletas incríveis, que trabalham muito, possam pelo menos pagar aluguel e formar uma família”, observa.

O documentário está em fase de edição, com expectativa de lançamento para maio deste ano.

“O filme é para as meninas, para contar a história delas e para que elas tenham orgulho assistindo”, explica. “O objetivo é usar o esporte e a arte de contar histórias capazes de melhorar o mundo, mais especificamente, com relação aos objetivos de sustentabilidade da ONU”, diz Kelly Nascimento-DeLuca.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …