Filha de Pelé apresenta em Paris projeto de documentário sobre futebol feminino

Valter Campanato / ABr

Pelé

Ela cresceu no mundo do esporte, mas foi na área do desenvolvimento sustentável que Kelly Nascimento-DeLuca resolveu apostar desde jovem. De passagem pela capital francesa, ela participou do evento Global Sports Week, no Carrousel do Louvre, onde falou sobre sua nova empreitada de explorar as dores e as vitórias de uma jogadora de futebol brasileira.

“Warriors of the Beautiful Game” – sem tradução em português – acompanha a trajetória de uma menina de Salvador pelos gramados, até conquistar uma vaga em times norte-americanos.

“É um documentário sobre o estado do futebol feminino e a sua história, seguindo a vida de Laís, uma jogadora de Salvador até a sua ida para atuar em Nova York e na Flórida. É muito interessante, abordando a loucura do futebol feminino”, diz a documentarista.

Filha de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, Kelly mudou-se para os Estados Unidos na década de 1970.

“Nós mudamos para os Estados Unidos em 1974/75 quando o meu pai foi jogar no Cosmos. E eu fui para a escola da ONU. Desde então, eu comecei a aprender coisas que outras crianças não têm a chance de aprender”, conta.

“Eu fui para uma escola com meninos e meninas de outros países e a gente aprendia os problemas e as belezas do mundo inteiro. Ao sair de lá eu fui para a Parsons (escola de design) onde estudei artes gráficas e fotografia e eu sempre tentei trabalhar com projetos de impacto sustentável”, completa.

Dessa vez, Kelly se dedica a contar as dificuldades vividas por atletas do futebol feminino.

“Eu sempre soube que a Marta deveria ser tão famosa no mundo quanto o meu pai foi, mas não é assim”, compara. “Eu acho que o exemplo das mulheres nos Estados Unidos é muito importante, porque você pode fazer muitas coisas. Pelo menos para dar um jeito para que essas mulheres, atletas incríveis, que trabalham muito, possam pelo menos pagar aluguel e formar uma família”, observa.

O documentário está em fase de edição, com expectativa de lançamento para maio deste ano.

“O filme é para as meninas, para contar a história delas e para que elas tenham orgulho assistindo”, explica. “O objetivo é usar o esporte e a arte de contar histórias capazes de melhorar o mundo, mais especificamente, com relação aos objetivos de sustentabilidade da ONU”, diz Kelly Nascimento-DeLuca.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …