Filha de Pelé apresenta em Paris projeto de documentário sobre futebol feminino

Valter Campanato / ABr

Pelé

Ela cresceu no mundo do esporte, mas foi na área do desenvolvimento sustentável que Kelly Nascimento-DeLuca resolveu apostar desde jovem. De passagem pela capital francesa, ela participou do evento Global Sports Week, no Carrousel do Louvre, onde falou sobre sua nova empreitada de explorar as dores e as vitórias de uma jogadora de futebol brasileira.

“Warriors of the Beautiful Game” – sem tradução em português – acompanha a trajetória de uma menina de Salvador pelos gramados, até conquistar uma vaga em times norte-americanos.

“É um documentário sobre o estado do futebol feminino e a sua história, seguindo a vida de Laís, uma jogadora de Salvador até a sua ida para atuar em Nova York e na Flórida. É muito interessante, abordando a loucura do futebol feminino”, diz a documentarista.

Filha de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, Kelly mudou-se para os Estados Unidos na década de 1970.

“Nós mudamos para os Estados Unidos em 1974/75 quando o meu pai foi jogar no Cosmos. E eu fui para a escola da ONU. Desde então, eu comecei a aprender coisas que outras crianças não têm a chance de aprender”, conta.

“Eu fui para uma escola com meninos e meninas de outros países e a gente aprendia os problemas e as belezas do mundo inteiro. Ao sair de lá eu fui para a Parsons (escola de design) onde estudei artes gráficas e fotografia e eu sempre tentei trabalhar com projetos de impacto sustentável”, completa.

Dessa vez, Kelly se dedica a contar as dificuldades vividas por atletas do futebol feminino.

“Eu sempre soube que a Marta deveria ser tão famosa no mundo quanto o meu pai foi, mas não é assim”, compara. “Eu acho que o exemplo das mulheres nos Estados Unidos é muito importante, porque você pode fazer muitas coisas. Pelo menos para dar um jeito para que essas mulheres, atletas incríveis, que trabalham muito, possam pelo menos pagar aluguel e formar uma família”, observa.

O documentário está em fase de edição, com expectativa de lançamento para maio deste ano.

“O filme é para as meninas, para contar a história delas e para que elas tenham orgulho assistindo”, explica. “O objetivo é usar o esporte e a arte de contar histórias capazes de melhorar o mundo, mais especificamente, com relação aos objetivos de sustentabilidade da ONU”, diz Kelly Nascimento-DeLuca.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …