OCDE: Brasil tem recuperação econômica ameaçada por situação política

Marcos Santos / USP Imagens

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) constatou em seu relatório semestral de perspectivas a recuperação econômica no Brasil, que começou pela agricultura e deverá se generalizar no futuro, mas alertou que a confiança continuará sensível à situação política, com as eleições previstas para o ano que vem.

Com um crescimento de 0,7% este ano (igual ao antecipado em junho) e de 1,9% em 2018 (três décimos a mais que o prognóstico feito há seis meses), a OCDE se manifestou em seu relatório semestral de perspectivas sobre a melhoria prevista no Brasil.

“Após oito trimestres de quedas consecutivas, o crescimento finalmente voltou”, afirmou a organização, que também indicou que não é apenas a agricultura a responsável pela melhoria no Produto Interno Bruto (PIB), pois o crescimento está se expandindo para os outros setores econômicos do país e será ainda maior no futuro.

O ambiente parece propício graças a uma taxa de inflação abaixo da meta do Banco Central, o que repercutiu em uma maior renda real para as famílias. Isto também permitiu uma redução nas taxas de juros, favorecendo assim a recuperação do investimento, embora os créditos para as empresas continuem baixos.

A OCDE também destacou que os bancos brasileiros estão “bem capitalizados” e previu que os mesmos devem aguentar bem os riscos derivados de uma maior dívida corporativa.

“A profunda e prolongada recessão foi uma prova de resistência significativa para os bancos no mundo real, e não expôs debilidades nas instituições financeiras“, ressaltou a organização no relatório.

Para a OCDE, os indicadores revelam uma recuperação gradual, mas que ainda está ameaçada pela incerteza política.

A confiança empresarial está crescendo, assim como as vendas no varejo, o poder aquisitivo e o crédito doméstico, enquanto o desemprego está caindo (em um ponto percentual desde o seu pico de 14% este ano), assim como a inflação (de 11% para menos de 3%).

Para a OCDE, a política fiscal do governo brasileiro acompanhou a recuperação, mas deverá enfrentar um aumento da dívida pública de até 74% do PIB e do deficit público para mais de 9%.

A organização situa a reforma da previdência como o elemento fundamental para garantir a estabilidade das contas públicas, mas considera que também serão necessários “outros ajustes”, como uma melhor seleção dos beneficiados pelos programas sociais do governo.

Neste cenário, a OCDE aponta o “fracasso em implementar as reformas necessárias” como o maior perigo para a economia brasileira, algo que ela vincula às eleições previstas para outubro de 2018.

De acordo com essas projeções, a recuperação pode ser ainda maior daqui a dois anos, pois a OCDE prevê um crescimento do 2,3% em 2019.

Já em relação à economia mundial, a organização confirma sua recuperação, com melhorias do PIB de 3,6% em 2017 e 3,7% em 2018, mas não de maneira “sólida e integradora”, em um contexto de aumento do endividamento das famílias e das empresas não financeiras.

A economista-chefe da OCDE, Catherine Mann, reconheceu que “há sinais positivos” como o aumento do investimento empresarial, mas que não são firmes o suficiente para prolongar esse crescimento durante 2019, quando está prevista uma desaceleração da economia (3,6%).

“Os governos devem implementar mudanças políticas mais profundas para canalizar investimentos, produtividade e aumentos salariais para alcançar um crescimento mais inclusivo”, opinou Mann.

A organização defende medidas como reformas econômicas que facilitem o comércio internacional e que sirvam para reduzir os impostos nas empresas, entre outras.

As perspectivas da OCDE atribuem a melhoria das perspectivas semestrais às políticas de estímulos e lembram que a progressão do PIB não era tão alta desde 2010, depois do início da crise global.

Apesar da melhoria, a OCDE esclarece que ainda não foram alcançados os níveis de renda per capita registrados antes da explosão da crise, em 2008.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …