Sangue do cordão umbilical facilita recuperação no período pós-transplante

U.S. Navy / Wikimedia

-

Os doentes transplantados com sangue do cordão umbilical expandido podem vir a se beneficiar de uma melhoria nos tempos de recuperação, com redução das complicações devidas a infeções no período pós-transplante e do tempo de hospitalização.

As conclusões surgem em um estudo cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Biology of Blood and Marrow Transplantation.

O estudo busca compreender o impacto do transplante de um produto de expansão das células do sangue do cordão umbilical (NiCord) no tempo de recuperação do órgão transplatado, no número e severidade das infeções contraídas pós-transplante e no tempo de hospitalização.

“Este estudo surge no seguimento dos resultados favoráveis de ensaios clínicos em humanos, que confirmaram a segurança de utilização do NiCord, e comprovaram a melhoria do tempo de recuperação do órgão após o transplante com sangue do cordão umbilical expandido”, disse Alexandra Machado, diretora médica da Crioestaminal.

“Esta nova solução, juntamente com o potencial das células do sangue do cordão umbilical, vem abrir novas perspectivas relativamente à qualidade de vida dos doentes transplantados e do número de doentes que podem se beneficiar de um transplante hematopoiético”, observa.

Os estudos compararam um grupo de doentes que recebeu um transplante convencional de sangue do cordão umbilical e um grupo a quem foi administrado o NiCord. Sobre o tempo de recuperação do órgão, foi observada uma diminuição de 26 para 12,5 dias no grupo transplantado que recebeu NiCord.

A melhoria no tempo de recuperação teve um impacto positivo na incidência e severidade das infeções, nos primeiros 100 dias após o transplante. O número de infeções bacterianas diminuiu significativamente e os doentes ficaram menos 20 dias hospitalizados.

As pesquisas desenvolvidas relativamente à expansão de células do sangue do cordão umbilical, juntamente com seu potencial terapêutico, procuram encurtar e simplificar o período pós-transplante, além de contribuir para aumentar o número de pessoas que podem ter acesso a transplantes hematopoiéticos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …