600 anos depois, 16 monges mongóis traduziram as crônicas de Gengis Khan

lun616 / Deviant Art

 Genghis Khan unificou as tribos nômades antes de conquistar grandes áreas da Eurásia

Genghis Khan unificou as tribos nômades antes de conquistar grandes áreas da Eurásia

Quinze livros com as crônicas do império de Gengis Khan foram traduzidos do chinês clássico ao mongol, após terem sido recompilados há seis séculos atrás sob as ordens de Zhu Yuanzhang, primeiro imperador da dinastia Ming (1368-1644).

Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, as crônicas, que começaram a ser elaboradas no final do século XIV, descrevem a ascensão e queda do império mongol, fundado pelo temível Gengis Khan, imperador entre 1206 e 1227, ano de sua morte. O material poderá sair à venda num prazo de dois anos, embora não haja uma data concreta.

Um grupo de 16 historiadores mongóis encarregou-se de traduzir os textos, uma tarefa que começou em março de 2014, para ajudar seus compatriotas a compreenderem melhor um período importantíssimo de sua história, no qual as tribos nômades das estepes se unificaram.

Segundo os especialistas, os historiadores estiveram vários séculos tentando traduzir estes documentos do chinês clássico ao mongol, mas as guerras que se sucederam desde então e a complexidade dos textos não o tornaram possível até agora.

Um dos maiores impérios da história, o Império Mongol, conhecido mais tarde como dinastia Yuan (1271-1368), se estendeu desde a China até à Europa Central. Seu fundador, o imperador Genghis Khan, unificou as tribos nômades antes de conquistar grandes áreas da Eurásia.

Onetwo1 / Wikimedia

Extensão do Império Mongol

Extensão do Império Mongol

O grande império mongol dominou a Eurásia entre os séculos XIII e XIV, e desapareceu definitivamente em 1368, ano em que começou a reinar a dinastia Ming, que prolongaria seu reinado até meio do século XVII.

// EFE / Xinhua

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …