Os dias na Terra estão mais longos; e a culpa é da Lua

NASA

Earthrise 1968, o Nascer da Terra visto da Lua pela missão Apollo 8

Os dias na Terra estão ficando mais longos porque a Lua se afasta 3,82 centímetros por ano, segundo um novo estudo em que se calcula que há 1,4 bilhão de anos um dia durava 18 horas.

“À medida que a Lua se afasta, a Terra é como um patinador no gelo girando ao redor de si mesmo que desacelera à medida que abre os braços”, ilustrou o professor de geociência Stephen Meyers, da universidade norte-americana de Wisconsin-Madison, coautor do estudo publicado no boletim da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos.

No estudo, foi reconstituída a história da relação da Lua com a Terra, cujo movimento no espaço é influenciado por outros corpos celestes que exercem força sobre o planeta, como seu satélite e outros planetas. Isso faz com que haja variações na rotação da Terra e na translação em torno do Sol.

“Nosso trabalho descreve um método estatístico que liga a astronomia teórica com observação geológica, a astrocronologia, para investigar o passado da Terra, reconstituir a história do Sistema Solar e compreender mudanças climáticas ancestrais registradas na rocha”, diz Meyers, citado pelo Phys.org.

No entanto, o fenômeno do afastamento da Lua não é novo. Já em março de 2015, a pesquisadora Margaret Ebunoluwa Aderin-Pocock, do Departamento de Ciência e Tecnologia do University College de Londres, explicava que a Lua está se afastando da Terra a uma velocidade de 3,78 centímetros por ano – um pouco mais de 1 milímetro por dia.

Graças aos pousos na Lua das missões Apollo, da NASA, entre 1969 e 1972, podemos medir a distância da Terra à Lua com incrível precisão. Em três destas missões, os astronautas deixaram no satélite unidades retrorrefletoras cheias de pequenos espelhos.

A experiência foi, aliás, eternizada na TV no episódio “Lunar Excitation” da conhecida série The Big Bang Theory, no qual os personagens disparam um raio laser à Lua do telhado.

Por que a Lua se afasta da Terra?

O afastamento da Lua se deve à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que a cobre. Essa fricção faz com que, ao longo do tempo, a Terra gire um pouco mais lentamente sobre seu eixo: a água atrasa a rotação da Terra.

De acordo com a terceira lei de Newton, por cada ação há uma reação de força igual e no sentido oposto. A Terra e a Lua estão unidas por uma espécie de abraço gravitacional. À medida que o movimento de rotação da Terra diminui, o da Lua acelera.

E, quando um corpo que está em órbita acelera, essa aceleração o empurra para fora do “abraço”.

O efeito da desaceleração da Terra

A diminuição da velocidade de rotação da Terra e distância da Lua afetam o planeta de várias formas. À medida que a Terra gira mais devagar, os dias ficam mais longos, em dois milésimos de segundo a cada século.

Além disso, os invernos serão muito mais frios e os verões, muito mais quentes. As marés também são afetadas com esse efeito. Se a força gravitacional da Lua se torna mais fraca, as marés nas Terra não serão tão acentuadas.

E, na realidade, nenhuma destas consequências deve nos preocupar: as mudanças são muito sutis para que possamos sequer percebê-las no nosso tempo de vida. A Lua nunca vai fugir da Terra. Mesmo que a Terra continue a diminuir sua velocidade, a certo momento acabaria girando na mesma velocidade que a Lua nos orbita.

Nesse momento, a Terra e a Lua chegariam a um equilíbrio, a Lua deixaria de se afastar, e seria um satélite geoestacionário. Mas muito antes de isso acontecer, o Sol irá se expandir, se transformar numa gigante vermelha e engolir a Terra e seu satélite natural.

Portanto, esqueça a Lua. É com o Sol que devemos nos preocupar – dentro de “apenas” 5 bilhões de anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …