Os dias na Terra estão mais longos; e a culpa é da Lua

NASA

Earthrise 1968, o Nascer da Terra visto da Lua pela missão Apollo 8

Os dias na Terra estão ficando mais longos porque a Lua se afasta 3,82 centímetros por ano, segundo um novo estudo em que se calcula que há 1,4 bilhão de anos um dia durava 18 horas.

“À medida que a Lua se afasta, a Terra é como um patinador no gelo girando ao redor de si mesmo que desacelera à medida que abre os braços”, ilustrou o professor de geociência Stephen Meyers, da universidade norte-americana de Wisconsin-Madison, coautor do estudo publicado no boletim da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos.

No estudo, foi reconstituída a história da relação da Lua com a Terra, cujo movimento no espaço é influenciado por outros corpos celestes que exercem força sobre o planeta, como seu satélite e outros planetas. Isso faz com que haja variações na rotação da Terra e na translação em torno do Sol.

“Nosso trabalho descreve um método estatístico que liga a astronomia teórica com observação geológica, a astrocronologia, para investigar o passado da Terra, reconstituir a história do Sistema Solar e compreender mudanças climáticas ancestrais registradas na rocha”, diz Meyers, citado pelo Phys.org.

No entanto, o fenômeno do afastamento da Lua não é novo. Já em março de 2015, a pesquisadora Margaret Ebunoluwa Aderin-Pocock, do Departamento de Ciência e Tecnologia do University College de Londres, explicava que a Lua está se afastando da Terra a uma velocidade de 3,78 centímetros por ano – um pouco mais de 1 milímetro por dia.

Graças aos pousos na Lua das missões Apollo, da NASA, entre 1969 e 1972, podemos medir a distância da Terra à Lua com incrível precisão. Em três destas missões, os astronautas deixaram no satélite unidades retrorrefletoras cheias de pequenos espelhos.

A experiência foi, aliás, eternizada na TV no episódio “Lunar Excitation” da conhecida série The Big Bang Theory, no qual os personagens disparam um raio laser à Lua do telhado.

Por que a Lua se afasta da Terra?

O afastamento da Lua se deve à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que a cobre. Essa fricção faz com que, ao longo do tempo, a Terra gire um pouco mais lentamente sobre seu eixo: a água atrasa a rotação da Terra.

De acordo com a terceira lei de Newton, por cada ação há uma reação de força igual e no sentido oposto. A Terra e a Lua estão unidas por uma espécie de abraço gravitacional. À medida que o movimento de rotação da Terra diminui, o da Lua acelera.

E, quando um corpo que está em órbita acelera, essa aceleração o empurra para fora do “abraço”.

O efeito da desaceleração da Terra

A diminuição da velocidade de rotação da Terra e distância da Lua afetam o planeta de várias formas. À medida que a Terra gira mais devagar, os dias ficam mais longos, em dois milésimos de segundo a cada século.

Além disso, os invernos serão muito mais frios e os verões, muito mais quentes. As marés também são afetadas com esse efeito. Se a força gravitacional da Lua se torna mais fraca, as marés nas Terra não serão tão acentuadas.

E, na realidade, nenhuma destas consequências deve nos preocupar: as mudanças são muito sutis para que possamos sequer percebê-las no nosso tempo de vida. A Lua nunca vai fugir da Terra. Mesmo que a Terra continue a diminuir sua velocidade, a certo momento acabaria girando na mesma velocidade que a Lua nos orbita.

Nesse momento, a Terra e a Lua chegariam a um equilíbrio, a Lua deixaria de se afastar, e seria um satélite geoestacionário. Mas muito antes de isso acontecer, o Sol irá se expandir, se transformar numa gigante vermelha e engolir a Terra e seu satélite natural.

Portanto, esqueça a Lua. É com o Sol que devemos nos preocupar – dentro de “apenas” 5 bilhões de anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …