NASA publica foto que mostra a verdadeira distância entre a Terra e a Lua

NASA / Goddard / University of Arizona

Foto captada pela sonda OSIRIS-REx mostra a distância de 384.400 quilômetros entre a Terra e a Lua

A sonda OSIRIS-REx da NASA, parte da missão de ciência planetária que partiu da Terra em setembro de 2016 para recolher informações sobre o asteroide 101955 Bennu, registrou esta bela imagem da Terra e da Lua no dia 2 de outubro de 2017.

A imagem mostra a distância de 384.400 quilômetros entre o planeta e o satélite. A sonda deve regressar à Terra em 2023 e vai trazer amostras que permitirão aos cientistas entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar.

“No mais alto nível filosófico, a missão do OSIRIS-REx é entender de onde viemos, já que os asteroides são remanescentes da formação do nosso Sistema Solar”, pode-se ler no site do NASA Earth Observatory. “Mas enquanto a sonda pode nos contar algumas coisas sobre onde nós estivemos e para onde estamos indo, também pode nos lembrar de onde estamos neste momento”.

A fotografia foi feita com o instrumento MapCam quando a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilômetros da Terra e a 5,42 milhões de quilômetros da Lua. O nosso satélite parece estar mais perto da Terra do que realmente está porque os três corpos não formam um triângulo isósceles. Foram feitas três imagens diferentes para formar esta e foi necessário tornar a Lua mais brilhante para que ficasse visível perto da Terra.

Para quem achou o fundo da imagem extremamente escuro, há uma explicação para a ausência de estrelas. Apesar de parecerem brilhantes numa noite sem nuvens, a verdade é que emitem uma luz fraca. Basta lembrar que não conseguimos vê-las durante o dia quando estamos na Terra.

A foto foi tirada pelo lado da Terra em que a luz do Sol batia, por isso, os dois corpos da imagem estão muito claros em comparação com a luz das estrelas.

Atualmente, a sonda OSIRIS-REx está muito longe e chega no mês de agosto ao asteroide 101955 Bennu, que orbita o Sol em um caminho que cruza com a órbita da Terra.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …