Destruição da Lua causaria um cataclismo global na Terra

(dr) Universal Pictures

"Oblivion" (Joseph Kosinski, 2013)

“Oblivion” (Joseph Kosinski, 2013)

A Lua exerce uma enorme influência sobre vários processos em nosso planeta. A pergunta “o que aconteceria se ela desaparecesse?” sempre teve a atenção tanto de cientistas como de amadores – e agora o astrofísico Ethan Siegel dá a resposta.

A Lua é o maior satélite natural, em comparação com outros, em relação ao seu planeta, e, certamente, a sua destruição poderia causar um cataclismo global capaz de mudar o nosso mundo de uma forma capital, explica o astrofísico norte-americano Ethan Siegel em seu blog Stars with a Bang.

Segundo Siegel, a vida na Terra seria dramaticamente alterada por ao menos sete razões.

Destroços da Lua acabariam na Terra

Caso uma explosão apocalíptica destrua a Lua, de acordo com Siegel, várias pequenas “luas” se formariam ao redor da Terra. Passado um tempo, os restos da Lua colidiriam com o planeta.

Mas o poder do impacto seria muito menor do que a dos asteroides ou cometas, destaca o astrofísico. “Sim, eles teriam um grande potencial destrutivo, mas teriam apenas 1% da potência de um asteroide deste tamanho… A humanidade poderia sobreviver”, diz Siegel.

Céu noturno seria muito mais brilhante

O brilho da Lua é o segundo mais forte para quem está na Terra, superado apenas pelo próprio Sol. Enquanto o Sol é 400.000 vezes mais brilhante do que a Lua cheia, a Lua cheia é 14.000 vezes mais brilhante que o próximo objeto mais brilhante no céu: Vênus.

Assim, sem a Lua, mesmo as estrelas distantes seriam muito mais visíveis de noite.

Não haveria mais eclipses

Qualquer eclipse requer um sistema de três elementos: uma estrela e dois corpos celestes. Sem a Lua, o terceiro componente não existiria.

Há essencialmente dois tipos de eclipses. No eclipse lunar, a Terra fica entre o Sol e a Lua, e projeta sombra sobre o satélite, fazendo-o desaparecer – total ou parcialmente. No eclipse solar, a Lua fica entre a Terra e o Sol, criando sombra sobre o planeta e fazendo desaparecer a estrela – total ou parcialmente, também.

Bem, então, sem a Lua, adeus eclipses.

Duração do dia seria constante

A gravidade da Lua exerce uma fraca influência na dinâmica da Terra, diminuindo sua rotação. O dia “perde” um segundo por uns séculos, mas este efeito acumula-se ao longo de bilhões de anos.

O nosso dia de 24 horas era apenas de 22 horas durante a época dos dinossauros, e era menos de 10 horas há alguns bilhões de anos atrás, diz Siegel, mas sem a desaceleração por causa da Lua, o fenômeno deixaria de existir.

As marés seriam insignificantes

A gravidade da Lua influencia as marés muito mais do que a gravidade do Sol. Com o desaparecimento da Lua, as marés seriam sempre de mesmo tamanho. A diminuição das marés seria o fim de pelo menos um esporte: o surfe. E, claro, deixaria de haver mais marés do que marinheiros, como diz o provérbio português.

Inclinação axial seria instável

A obliquidade é o ângulo de inclinação da Terra em relação à eclíptica – a linha curva onde o Sol “passa” ao redor da Terra em seu “movimento aparente” visto da Terra.

Embora este parâmetro tenha mais a ver com o Sol do que com a Lua, o satélite da Terra estabiliza o eixo da rotação terrestre e nos dá as estações do ano a que estamos acostumados.

Estima-se que, sem a Lua, a obliquidade poderia atingir o dobro do nível atual, 45 graus contra os atuais 23 graus. Se tal acontecesse, os polos não seriam sempre frios e a área do Equador nem sempre seria quente. Além disso, de acordo com o astrofísico, os períodos glaciais se repetiriam a cada poucos milênios.

A exploração espacial da humanidade pararia

O desaparecimento da Lua resultaria na perda de uma plataforma ideal para o homem se expandir para o espaço. Qualquer outro destino “próximo”, como Marte ou Vênus, ficaria muito mais difícil de alcançar.

As viagens à Lua são a melhor maneira de a humanidade “treinar” antes de colonizar o espaço, diz Siegel, acrescentando que talvez a humanidade a use no futuro próximo para este fim.

Exceto, claro, se a Lua desaparecer entretanto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …