Óvulos humanos são desenvolvidos em laboratório pela primeira vez

Prof. David Albertini / University of Edinburgh

Óvulo humano pronto para fertilização após desenvolvimento em laboratório

Uma equipe de cientistas britânicos conseguiu desenvolver óvulos humanos em laboratório pela primeira vez, o que pode contribuir para melhorar tratamentos de fertilidade.

Segundo o artigo publicado na revista Molecular Human Reproduction, especialistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, extraíram células de óvulos do tecido ovarino nas suas primeiras fases de desenvolvimento, e as fizeram crescer até estarem prontas a serem fertilizadas.

Os cientistas tornaram assim possível o desenvolvimento do óvulo humano fora do ovário, desde a sua primeira fase até atingir a plenitude da sua maturidade, segundo o estudo, citado pela EFE.

Contudo, os cientistas admitem que é necessário realizar estudos adicionais para que este método possa ser utilizado em prática clínica. Consideram, contudo, que é relevante porque oferece esperança a mulheres ou adolescentes que se submetem a tratamentos como quimioterapia – com riscos de esterilidade –, permitindo que possam vir a recuperar óvulos, amadurecendo-os fora do ovário, para serem posteriormente armazenados para fertilização.

Atualmente, as mulheres podem congelar seus óvulos maduros – ou mesmo embriões, se tiverem sido fertilizados com o esperma de um casal – antes de iniciar tratamentos médicos como a quimioterapia, embora a opção ainda não seja possível no caso de crianças ou adolescentes que estão doentes.

Nesta pesquisa, os pesquisadores retiraram tecido dos ovários de dez mulheres e conseguiram motivar o desenvolvimento de óvulos, graças a várias misturas de nutrientes. Dos 48 óvulos que alcançaram a penúltima fase do processo, nove atingiram a plena maturidade, dizem os autores do estudo.

“O próximo passo seria tentar fertilizar estes óvulos e depois testar os embriões produzidos, e depois voltar atrás e melhorar cada um dos passos”, destaca a professora Evelyn Telfer, coautora da pesquisa, ao The Guardian. Mas, para prosseguir a esta fase do estudo, é necessário obter autorização adicional das entidades de regulação.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …