Afinal, a menina símbolo das crianças imigrantes nos EUA não foi separada da mãe

A menina que se tornou símbolo da política de imigração de Donald Trump, que tem levado à separação de famílias imigrantes ilegais, e que ganhou capa da revista Time não foi retirada da mãe na fronteira com o México, garante o pai.

A imagem da pequena hondurenha Yanela Denise em choro, com um casaco cor-de-rosa, olhando para a mãe, foi feita durante a detenção de um grupo que tentava cruzar ilegalmente a fronteira.

A fotografia foi amplamente divulgada pela mídia e nas redes sociais e, em uma montagem feita para a capa da Time, Yanela foi colocada em frente ao presidente Donald Trump, que a observa do alto, com a legenda ao lado “Bem-vinda à América”.

No entanto, a icônica foto não representa na realidade uma das centenas de crianças  recentemente separadas dos pais e colocadas em campos de detenção junto à fronteira entre os EUA e o México.

A fotografia da menina foi captada no dia 12 de junho na cidade de McAllen, no Texas, por John Moore, um fotógrafo que já venceu o Prêmio Pulitzer. Moore contou à BBC que, momentos antes de ser detida, a mãe amamentava a criança.

Mãe e filha chegaram aos EUA de barco, através do Rio Grande, que faz fronteira entre o México e os EUA. Moore afirma que foram levadas juntas por agentes da Patrulha de Fronteira.

A foto gerou revolta contra as medidas anunciadas, em abril, pela presidência de Trump, que preveem que crianças sem documentação, detidas na fronteira entre EUA e México, possam ser separadas dos pais, e ajudou a impulsionar 17 milhões de dólares em doações.

Mas a menina e a mãe nunca foram separadas, segundo confirma o pai da criança, Denis Valera, em declarações à agência de notícias Reuters. O homem diz que as duas foram detidas juntas na fronteira da cidade de McAllen, quando a mulher tentava pedir asilo.

Valera afirma também que a mãe e a filha deixaram a cidade hondurenha de Puerto Cortes sem avisá-lo, deixando para trás os três outros filhos do casal, que têm 14, 11 e seis anos de idade, segundo anunciou o Daily Mail.

(dr)

Denis Valera (e) afirma que a mulher saiu de casa com a pequena Yanela (c) sem avisá-lo de que tentaria entrar no EUA

A revista Time continua a defender sua capa, declarando que não foi à toa que a menina hondurenha se tornou o “símbolo mais visível do atual debate sobre a imigração na América”. “Nossa capa e reportagem capturam o que está em jogo neste momento”, escreveu o editor-chefe, Edward Felsenthal, em nota enviada à CNN.

O presidente Donald Trump, por sua vez, acusou os democratas de fazerem política com “uma história falsa de dor e tristeza”.

Cerca de 2,3 mil crianças foram retiradas das famílias desde que a política de “tolerância zero” de Trump, em relação à imigração ilegal, começou em maio. Elas foram colocadas em centros de detenção provisórios administrados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA.

Alguns abrigos, incluindo três no Texas, recebem crianças com menos de cinco anos de idade. Cerca de 500 voltaram às famílias desde maio, informou o Departamento de Segurança Interna dos EUA, mas o desespero e o choro de muitas continuam.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …