Que o mundo das artes é cheio de atores escondo suas idades por motivos de pura vaidade, todos nós sabemos. Mas também existem aqueles que o fazem por um motivo mais sério: preconceito.
O que aconteceu essa semana com o IMDb, plataforma online que reúne nomes de atores, filmes e produções televisivas e cinematográficas de toda a indústria mundial, foi algo, no mínimo, curioso.
Como Hollywood tem seus caprichos, a Califórnia aprovou no início do ano uma lei que protege os atores em caso de “exposição etária”, o que permite a eles resguardarem quaisquer informações sobre suas idades e proíbe os críticos de cinema e TV de divulgarem dados relacionados à data de nascimento dos artistas.
Pois o Internet Movie Database, que é de propriedade da Amazon, resolveu processar o governo californiano devido a essa lei.
A ação, movida na quinta-feira (11) no tribunal federal do Distrito Norte da Califórnia, alega que a legislação viola os direitos de liberdade de expressão previstos na Constituição dos Estados Unidos.
Os apoiadores da legislação, que a defendem como medida de prevenção de discriminação por idade, alegaram no passado que a justiça mandasse o IMDb retirar todas as informações referentes a idades de atores, diretores, escritores e demais membros da indústria de entretenimento de sua plataforma.
Para o IMDb, prevenir preconceito por idade é importante, mas o problema é que a lei, chamada AB 1687, é inconstitucional, uma vez que foi adaptada para ser aplicada apenas para sua plataforma, e não incide sobre outras fontes de informação, como revistas e demais sites da web.
Agora, o processo busca julgamento em tribunal, tendo o advogado-geral da California sido nomeado para defender o caso.
// Canaltech